Alepa aprova passaporte sanitário para servidores públicos do estado

Alepa aprova passaporte sanitário para servidores públicos do estado
Servidores públicos de qualquer categoria terão que comprovar que estão vacinados para trabalhar nas repartições, órgãos e empresas. Exigência valerá após a conclusão do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. Sessão na Assembleia Legislativa do Pará

Balthazar Costa/Alepa

Os deputados estaduais aprovaram nesta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) o Projeto de Lei que cria o passaporte sanitário, tornando obrigatório para para todo servidor público estadual apresentar a comprovação de vacinação contra a Covid-19. O Estado tem cerca de 105 mil servidores públicos.

Para o Estado, são considerados servidores públicos os efetivos, comissionados e temporários, empregados públicos, de atividades essenciais e não essenciais, lotados em órgãos e entidades da administração pública direta e indireta, empresas públicas, sociedades de economia mistas e representações.

Prefeitura de Belém cancela réveillon e carnaval

De acordo com o projeto, a exigência valerá assim que for concluído o calendário previsto no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, elaborado pelo Governo Federal, conforme o esquema vacinal disponibilizado em cada município.

Durante a debate na sessão da Alepa, os deputados Toni Cunha (PTB) e Caveira defenderam a não necessidade da obrigatoriedade desta comprovação, porque estaria ferindo direitos individuais.

Os deputados Cilene Couto e Eliel Faustino, argumentaram que a medida sanitária é de interesse coletivo e desta forma impõe-se sobre interesse individual.

"Até por que é um compromisso do Estado para garantir o retorno das atividades normais e nada mais acertado do que instituir a obrigatoriedade, para que o poder público volte a prestar serviços à população na sua totalidade, capacidade e segurança", argumentou a deputada Cilene.

VÍDEOS com às principais notícias do Pará