Parlamento alemão definirá Olaf Scholz como chanceler em 8 de dezembro

Parlamento alemão definirá Olaf Scholz como chanceler em 8 de dezembro
Social-democrata, de 63 anos, deve ser eleito pela maioria dos 736 deputados do Bundestag, antes da transferência de poderes no mesmo dia com a atual chanceler. Posse coloca fim aos 16 anos de governo de Angela Merkel. O futuro premiê da Alemanha, Olaf Scholz, em foto de 14 de setembro

Britta Pedersen/dpa via AP

O Bundestag vai organizar a eleição que definirá o social-democrata Olaf Scholz como chanceler em 8 de dezembro, o que encerrará 16 anos de governo de Angela Merkel, anunciou a Câmara Baixa do Parlamento da Alemanha.

Olaf Scholz, de 63 anos, deve ser eleito pela maioria dos 736 deputados do Bundestag, antes da transferência de poderes no mesmo dia com a atual chanceler.

O procedimento de eleição do chanceler - que é o terceiro cargo público mais importante, depois do presidente da República Federal e do presidente do Parlamento - é um processo muito codificado.

Após a eleição pelos deputados, o futuro chanceler é recebido pelo presidente, que entrega a "ata de nomeação", o que estabelece o início oficial de seu mandato de quatro anos.

Merkel escolhe música de ícone punk para sua despedida

O que Merkel fará em sua aposentadoria?

Então, o chanceler retorna ao Bundestag para prestar juramento ao cargo antes de seguir para a sede da chancelaria para a transferência de poder.

O novo chefe de Governo vai liderar uma coalizão inédita de três partidos, formada pelos Social-Democratas, os Verdes e os Liberais.

A eleição acontece em um momento de crise de saúde na Alemanha. Scholz está trabalhando na estratégia do país e participou nesta quinta-feira de uma reunião com Merkel e os dirigentes das 16 regiões, que decidiram aumentar as restrições para as pessoas não vacinadas contra o coronavírus.

Angela Merkel: a trajetória política