Gal Costa apresenta show da nova turnê em Belém

Gal Costa apresenta show da nova turnê em Belém
"A pele do futuro" celebra 56 anos de carreira da cantora com músicas inéditas de antigos e novos parceiros, além de hits que marcaram sua trajetória. Uma das maiores vozes do Brasil se apresenta em Belém, no dia 9 de dezembro, na Sede Campestre da Assembleia Paraense. Gal Costa comemora 56 anos de carreira no show “A pele do futuro”.

A turnê estreou em dezembro de 2018, com o lançamento do álbum homônimo, passando por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Belo Horizonte, entre outras. E segue agora com o show pelo restante do Brasil lançando o DVD “A Pele do Futuro” que saiu no segundo semestre de 2019.

No palco, a cantora apresenta músicas inéditas do novo trabalho, como “Palavras no Corpo” (Silva/Omar Salomão) e “Sublime”(Dani Black), e ainda outras escritas por Gilberto Gil, Djavan, Adriana Calcanhotto, Nando Reis, Jorge Mautner e Marilia Mendonça, entre outros nomes das mais variadas gerações.

Gal também mostra novas versões para seus maiores sucessos em 56 anos de carreira, como "Sua Estupidez" (Roberto e Erasmo Carlos), "Oração de Mãe Menininha" (Dorival Caymmi) e "Festa do Interior" (Moraes Moreira e Abel Silva).

Assim como aconteceu no respectivo álbum, a direção geral do espetáculo ficou sob os cuidados de Marcus Preto. A direção musical é de Pupillo, que recrutou uma banda de músicos jovens: Pupillo (bateria), Chicão (teclado), Pedro Sá (guitarra), Lucas Martins (baixo) e Hugo Hori (sax e flauta). O cenário é de Omar Salmoão, filho do poeta Waly Salomão (1943 - 2003), que dirigiu Gal no histórico show Fatal (1970).

Dança e política

Marcus Preto é também o responsável pela construção do roteiro do novo show de Gal Costa – em diálogo com a cantora. "Na hora de ir atrás das canções, eu falei que tinha que ter um bloco de músicas para dançar, e obviamente esse bloco tinha que ser no final, porque é a melhor hora para isso. Aí fiquei pensando em dividir esse roteiro em três partes”, conta ele.

Segundo Marcus, a apresentação precisava ter “um dedo na política também”. Surgiu, então, a ideia do primeiro bloco. “Teve espelho com o começo da carreira, com o tropicalismo, e imediatamente veio Mamãe Coragem, e London, London. Inclusive, tem uma parte inteira na letra que é diferente da versão que a gente aprendeu com o RPM, que tinha aprendido com Caetano, tem uma estrofe inteira ali que é da gravação dela. A gente manteve nessa versão nova”, diz.

"As Curvas da Estrada de Santos", de Roberto e Erasmo Carlos, também foi ideia de Gal. “Porque ela tinha cantado lá atrás em algum show e nunca gravou. Fora que essa música também tem a ver com exílio. Roberto foi a Londres, mostrou essa música para Caetano, que teve uma crise de choro e, por causa disso, Roberto compôs Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos para ele”, relembra Marcus.

Serviço

Gal Costa apresenta o show "A pele do futuro", dia 9 de dezembro, na Sede Campestre da Assembleia Paraense, na avenida Almirante Barroso, em Belém. Ingressos à venda: Lojas JEF (Boulevard e Grão), Óticas Diniz (Metrópole, Castanheira e Pátio), Posto Top Pariquis, Espaço Náutico Marine Club e no site/app Bilheteria Digital