Liga das escolas de samba do AP suspende eventos do carnaval 2022 após alta de casos da Covid-19

Liga das escolas de samba do AP suspende eventos do carnaval 2022 após alta de casos da Covid-19
Mesmo com a decisão, a entidade não descartou a realização de eventos posteriores seguindo as normas de segurança. Bateria da escola de samba Unidos do Buritizal, em Macapá

Gabriel Flores/PMM/Divulgação

A Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) justificou a alta recente de casos de Covid-19 e as novas restrições decorrentes do surgimento da variante Ômicron e, em nota, anunciou a suspensão dos eventos organizados pela instituição para o carnaval 2022, incluindo os desfiles das agremiações, previstos para os dias 25 e 26 de fevereiro, e o lançamento dos sambas de enredo que ocorreria neste sábado (11).

Assim como o cancelamento das festas de Réveillon, anunciadas em decreto pelo governo estadual, a medida da Liga visa reduzir a proliferação de casos, que aumentaram 52% nas últimas semanas.

Mesmo com a decisão da Liga, aprovada em assembleia geral na quarta-feira (8), a entidade não descartou a realização de eventos posteriores seguindo as normas de segurança.

"A Liesap junto com a escolas de samba estuda a possibilidade da realização dos eventos em 2022. Com controle da quantidade de público e cobrança do passaporte vacinal", disse em nota.

Escola de samba Maracatu da Favela em desfile no sambódromo de Macapá

Maracatu da Favela/Divulgação

Segundo a Liesap, existe emenda de R$ 1 milhão do deputado federal Vinicius Gurgel (PL) para contratação de estrutura e sonorização dos desfiles das escolas de samba em 2022.

A prefeitura de Macapá, ainda de acordo com a Liga, também já tinha sinalizado apoio à realização dos eventos do carnaval do ano que vem com a busca de recursos por meio da iniciativa privada.

O regulamento dos desfiles das escolas de samba do carnaval em 2022 havia sido aprovado em 21 de outubro. Ao todo, 10 agremiações participariam dos eventos e voltariam a desfilar após o cancelamento do evento em 2021.

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: