COOPERATIVA DE EXTRATIVISTAS DE AÇAÍ DO BAILIQUE INAUGURA FÁBRICA AGROINDUSTRIAL EM MACAPÁ

Localizada na comunidade Porto do Céu, no bairro Coração, o empreendimento busca beneficiar 2 mil litros de açaí por dia, além de produzir e armazenar mais 60 mil litros.

Açaí do Bailique beneficiado em Macapá. (FOTO: Divulgação)

Açaí do Bailique beneficiado em Macapá. (FOTO: Divulgação)

MACAPÁ - AmazonBai, instalada na Zona Oeste da capital, tem capacidade de beneficiar até 2 mil litros do produto por dia. Cooperativa de extrativistas inaugura fábrica para beneficiamento do açaí em Macapá

A cooperativa de produtores de açaí do arquipélago do Bailique e Beira Amazonas, inaugurou nesta sexta-feira (10), na Zona Oeste de Macapá, a AmazonBai, uma fábrica agroindustrial para o beneficiamento e produção de derivados do fruto da floresta amazônica.

Localizada na comunidade Porto do Céu, no bairro Coração, o empreendimento busca beneficiar 2 mil litros de açaí por dia, além de produzir e armazenar mais 60 mil litros.

O momento foi considerado histórico pelo presidente da AmazonBai, Amiraldo Picanço, que há mais de 8 anos trabalha organizando a cadeia produtiva do açaí de forma sustentável.

"É um momento histórico. Momento da gente mudar de categoria. AmazonBai hoje trabalha com toda cadeia produtiva, fortalecendo o cooperativismo amapaense e trazendo o retorno econômico e social para dentro do território amapaense", avaliou

A produção vai iniciar com o açaí vindo de barco do arquipélago do Bailique. Após cerca de 12 horas, o fruto chega em um porto às margens do Rio Matapi, que fica há quase 200 metros da fábrica onde o processo de beneficiamento acontecerá.

Na AmazonBai cerca de 18 pessoas já estão trabalhando. Um dos primeiros cuidados é a catação e a limpeza do produto. Com isso, o açaí passa pelo processo de branqueamento, um choque em água quente, que garante a segurança alimentar.

Atualmente são mais de 140 extrativistas de açaí cooperados à AmazonBai. A presidente da Organização de Cooperativas do Amapá (OCB-AP), Maria Nascimento, detalhou como é o processo para se tornar um associado.

"AmazonBai só trabalha com produto certificado, então para ser cooperado o produtor precisa ter a sua certificação. Faz a certificação, tem a palestra de cooperativismo, entendendo o que é o sistema cooperativista ele vem ser um sócio cooperado da AmazonBai e vem somar", explicou.

O produto da AmazonBai tem cinco certificações, entre elas, a do FSC Brasil, considerada o selo verde com grande reconhecimento mundial, presente em mais de 70 países.

Para o extrativista Dimalro Lopes, a inauguração da fábrica representa uma opção para realizar o escoamento do açaí que ele coleta no Bailique.

"Representa o futuro do produtor. O objetivo agora é multiplicar, triplicar a produtividade do açaí aqui no Amapá. Porque produtos nos temos, precisamos agora desse material para escoar", opinou.

Após oito anos do início da cooperativa, hoje o açaí da AmazonBai já está presente em vários estados do país, e se depender dos cooperados, vai ganhar o mundo.

"Hoje o produto da AmazonBai já abastece o Brasil. Já sai com cinco certificações. Nosso objetivo para 2022 é que a gente possa acessar o mercado de exportação e colocar no produto no mundo todo", projetou Picanço.