Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional para apoiar ações de fiscalização do Ibama na Amazônia

Ministério da Justiça autoriza uso da Força Nacional para apoiar ações de fiscalização do Ibama na Amazônia
Documento prevê a atuação dos agentes em operações contra o desmatamento, queimadas e outros crimes ambientais por 260 dias. Incêndio é visto na Floresta Amazônica no distrito de Janaucá, em Careiro Castanho, a 113 km de Manaus, no dia 4 de agosto de 2020

Chico Batata/AFP

Uma portaria publicada nesta quinta-feira (29) pelo Ministério da Justiça autorizou o uso da Força Nacional de Segurança Pública em apoio às ações de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na área que compreende a Amazônia Legal.

O documento prevê a atuação dos agentes em operações contra o desmatamento, queimadas e outros crimes ambientais por 260 dias.

No texto, o Ministério informa que o prazo do apoio prestado pela Força Nacional de Segurança Pública poderá ser prorrogado, caso seja necessário. Não há detalhes sobre o efetivo que será utilizado, mas a nota informa que o contingente a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela Força Nacional.

Ainda conforme a portaria de número 197, o Ibama poderá solicitar a prorrogação do período de auxílio da Força Nacional de Segurança se houver necessidade. O texto ressalta ainda que todo o apoio logístico para as operações deverá ser fornecido pelo órgão.

Veja os vídeos mais assistidos do G1 Amazonas