Guiana Francesa libera entrada de viajantes pela Ponte Binacional na fronteira com o Brasil, no AP

Guiana Francesa libera entrada de viajantes pela Ponte Binacional na fronteira com o Brasil, no AP
Decreto que estabeleceu medida foi publicado neste sábado (18). Ponte estava fechada para tráfego de pessoas desde março de 2020. Bombeiros do Amapá e Guiana Francesa simularam acidente

Divulgação/Préfecture de la Guyane

O governo da Guiana Francesa publicou neste sábado (18) um decreto que liberou, após mais de um ano, a entrada e saída de viajantes internacionais, guianenses ou estrangeiros, pela Ponte Binacional na fronteira com o Brasil no município de Oiapoque, no extremo Norte do Amapá.

LEIA O DECRETO NA ÍNTEGRA

Com a medida fica liberado o tráfego de pessoas entre as cidades de Oiapoque e Caiena, seguindo as medidas sanitárias contra o novo coronavírus, como apresentação do cartão de vacinação contra Covid-19. A Ponte Binacional estava fechada para tráfego de pessoas desde 16 de março de 2020.

O documento detalhou que qualquer pessoa de 12 anos de idade ou mais que queira viajar ao Brasil deve ter o resultado negativo para Covid-19 de um exame de triagem RT-PCR ou teste de antígeno realizado a menos de 48 horas antes da viagem.

Além disso, também é preciso que o viajante comprove o status de vacinação contra a Covid-19, exceto menores de idade acompanhados de um ou mais adultos com comprovante vacinal.

Prefeito de Kourou, François Ringuet

Reprodução

Caso o viajante não tenha comprovante de vacinação, ele precisa justificar o motivo da viagem por meio de declaração juramentada, fazer um teste de rastreio ou exame RT-PCR na chegada, cumprir isolamento de sete dias após a chegada e no final desse período realizar novo teste de rastreio.

"Já faz mais de dois meses que estávamos trabalhando par abertura dessa fronteira e hoje ela já estar aberta tanto para o Brasil quanto para a gente. Essa medida deu um dia de alegria para todo mundo", disse o prefeito da cidade guianense de Kourou, François Ringuet.

Deputada estadual Cristina Almeida (PSB) tem atuação contra a violência doméstica no Amapá

Facebook/Reprodução

O decreto não especificou as condições para um viajante internacional entrar no território da Guiana Francesa.

A presidente da Comissão de Relações Exteriores da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), deputada estadual Cristina Almeida (PSB), comemorou a liberação do tráfego na Ponte Binacional.

"Isso é fruto de muita luta da Comissão que através de uma ampla reunião conseguiu reunir autoridades e hoje o decreto foi assinado. Precisamos manter essa relação de trânsito da economia e da educação. Isso só fortalece ainda mais o desenvolvimento do Amapá e do Brasil", ressaltou.

Neste sábado, também começou a valer uma portaria publicada pelo governo brasileiro no dia 8 deste mês e que liberou a entrada de estrangeiros por via terrestre.

Barcos na orla de Oiapoque e ao fundo a ponte binacional que liga Brasil e Guiana Francesa

Maksuel Martins/GEA

Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá

ASSISTA abaixo o que foi destaque no AP: