Há cinco anos, barbeiro faz cortes gratuitos para pessoas desempregadas em Rondônia

Há cinco anos, barbeiro faz cortes gratuitos para pessoas desempregadas em Rondônia
Willian Reis já teve várias profissões e passou por dificuldade financeira antes de conseguir abrir o próprio negócio. Ação que começou atendendo pessoas desempregadas já atinge outros públicos. Há cerca de cinco anos Willian Reis realizou o sonho de abrir a própria barbearia, após um período de grandes dificuldades financeiras. Desde então, ele usa a oportunidade para ajudar homens desempregados que buscam uma oportunidade de trabalho em Rondônia.

A história da barbearia começou devagarinho, ao lado de um hotel em Vilhena (RO). Lá, William percebeu que muitos viajantes chegavam em busca de melhor qualidade de vida.

“Eles não tinham condições mesmo pra pagar. Ou eles pagavam o cabelo ou pagavam a estadia do hotel. Muitos deles falaram assim “corta o meu cabelo e depois eu te pago quando conseguir um emprego” e realmente quando conseguiam o emprego, eles voltavam e me pagavam”, relembra.

Barbeiro de RO realiza corte gratuito para pessoas em busca de emprego

Reprodução

Atualmente, além do corte de cabelo gratuito, a barbearia de Willian ajuda os clientes na elaboração e impressão de um currículo padronizado para a vaga de emprego desejada.

“A gente tem bastante cliente que era desempregado, cortou gratuito, conseguiu emprego e está até hoje com a gente e agradece pela ajuda que a gente deu. Por mais que seja só um simples corte de cabelo, fez muita diferença na vida daquelas pessoas”, comenta.

William conta que durante a pandemia da Covid-19, a ação se tornou mais efetiva ainda com a quantidade de pessoas que ficaram desempregadas.

“A gente tem relatos de clientes nossos que perderam emprego. E o nosso corte não é caro, é R$ 30. Mas mesmo assim tem gente que sentiu dificuldade na hora de pagar. Não tem um ou dois, são várias pessoas que a gente fez corte gratuito até ele recuperar o emprego”, conta.

E o que começou com uma ação para ajudar pessoas desempregadas foi se desenvolvendo. Segundo Willian, cerca de 500 crianças da Guarda Mirim, Bombeiro Mirim e Tiro de Guerra de Vilhena também são atendidos gratuitamente na barbearia. Equipes também se revezam para participar de ações no Hospital Regional, centros de reabilitação e aldeias indígenas.

"A gente sabe que o cortar cabelo é algo que está ligado à autoestima. Então assim, a gente entende isso: quando a pessoa está bem com ela mesma, ela consegue destravar várias coisas na cabeça", relata Willian.

Ação de corte de cabelo no Hospital Regional de Vilhena

Reprodução

Veja mais notícias de Rondônia