Chuvas destroem parte de comunidades em São Domingos do Azeitão, no MA

Chuvas destroem parte de comunidades em São Domingos do Azeitão, no MA
Vídeo mostra enxurrada cobrindo terrenos onde moravam várias famílias. Chuvas destroem comunidades rurais em São Domingos do Azeitão

Na madrugada desta segunda-feira (20), as fortes chuvas registradas na região sul do Maranhão causaram a destruição de parte de comunidades rurais no município de São Domingos do Maranhão.

Vídeos (veja acima) mostram a força da enxurrada. Não houve feridos, mas as comunidades ainda contabilizam os danos ambientais e patrimoniais relacionados às bananeiras, laranjeiras, cana de açúcar e demais plantações que estão tomadas pela lama.

Parte do estrago causado pelas chuvas em São Domingos do Azeitão

Iraci Barros

Segundo o advogado e ativista, Diogo Cabral, as regiões mais atingidas foram as mais pobres, como Vão da Natureza, Taquari e Riachinho. Uma das causas seria o desmatamento de boa parte da mata verde na região, realizada por fazendeiros, que teria aberto caminho para as chuvas chegarem até as comunidades.

A presidente do sindicato dos trabalhadores de São Domingos do Azeitão, Iraci Barros, estima que mais de 10 famílias ficaram prejudicadas.

"O estrago foi grande, dessa vez foi maior que as outras. Quando desmatou, algum fazendeiro não fez as curvas de níveis, daí a água veio com muita força e fez todo o estrago. Famílias perderam praticamente tudo", afirmou.

Chuva forte derrubou árvores e formou correnteza em São Domingos do Azeitão

Reprodução/Redes Sociais

Ainda segundo as comunidades, até o momento a Prefeitura de São Domingos do Azeitão não tomou alguma atitude para ajudar as famílias prejudicadas.

"A prefeitura arrumou a estrada e na primeira primeira chuva estragou novamente. E agora com esta chuva de ontem só está passando a pé", completou Iraci.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de São Domingos do Azeitão para falar sobre a falta de auxílio às comunidades, mas não houve retorno.

Confira abaixo outras imagens do estrago causado pelas chuvas no município.

Água subiu e quase atingiu telhados de palha em comunidades rurais

Reprodução/Redes Sociais

Parte do estrago causado pelas chuvas em São Domingos do Azeitão

Iraci Barros