Migração de estudantes da rede particular para escolas públicas cresce durante a pandemia

Migração de estudantes da rede particular para escolas públicas cresce durante a pandemia
Na rede estadual, por exemplo, o número de alunos subiu de 155 mil em 2019 para 168 mil neste ano. Aumento o número de estudantes na rede pública de ensino durante a pandemia; entenda

Durante o ano de 2021 o estado registrou um alto índice de migração de alunos das escolas particulares para as públicas. Na rede estadual, por exemplo, o número de estudantes subiu de 155 mil em 2019 para 168 mil neste ano. Os motivos seriam a pandemia da Covid-19 e a crise financeira que atinge inúmeras famílias.

Este foi o caso da bancária Érica Lima, que decidiu transferir a filha para a rede pública. "Foram dois os motivos. O primeiro foi que achei similaridade tanto na escola particular quanto na escola pública. O segundo foi em decorrência da situação financeira mesmo", disse.

No munícipio de Palmas eram 29 mil alunos na rede municipal em 2019. Agora são 42 mil. Só que no segundo semestre de 2021 o fluxo maior ocorreu pela chegada de moradores de outros estados.

"Desde o início da pandemia até o primeiro semestre de 2021 tivemos sim uma grande demanda, uma procura expressiva de alunos oriundos da rede particular, mas no segundo semestre observamos uma queda nessa procura. A procura maior procura por vagas na rede foi de alunos migrantes de outros municípios e outros estados", disse a superintendente de avaliação educacional Anice Moura.

Para especialistas a migração de alunos do setor privado para o publico, ocorre principalmente pela renda das famílias.

"O Brasil registrou no segundo trimestre deste ano uma taxa de desocupação extremamente alta. Nós estamos na casa dos 13 milhões de pessoas desocupadas, pessoas que estão na idade de estarem no mercado de trabalho, mas não conseguem emprego", comentou o doutor em educação José Lauro.

O presidente da associação das escolas particulares do Tocantins afirma o setor está se recuperando aos poucos e muitos alunos estão retornando para a rede privada.

Alunos da rede municipal de Palmas

TV Anhanguera/Reprodução

Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.