MUNDO ULTRAPASSA MARCA DE 1 MILHÃO DE NOVOS CASOS DE COVID POR DIA

Na terça-feira (28), o mundo registrou, pelo segundo dia consecutivo, mais de um milhão de casos de Covid-19 em 24 horas. Segundo a plataforma "Our World in Data", ligada à Universidade de Oxford, 1,31 milhão de novas infecções foram registradas em todo o globo.

MUNDO ULTRAPASSA MARCA DE 1 MILHÃO DE NOVOS CASOS DE COVID POR DIA

Na terça-feira (28), o mundo registrou, pelo segundo dia consecutivo, mais de um milhão de casos de Covid-19 em 24 horas. Segundo a plataforma "Our World in Data", ligada à Universidade de Oxford, 1,31 milhão de novas infecções foram registradas em todo o globo.

No dia anterior, quase 1,5 milhão de casos haviam sido registrados na plataforma – o maior número desde o início da pandemia. Apesar do recorde, o próprio "Our World in Data" lembrou que é preciso considerar que muitos países deixaram de registrar casos entre os dias 24 e 26 de dezembro.

Além disso, a plataforma reforça que os casos relatados em uma determinada data não mostram necessariamente o número de novos casos naquele dia, por causa dos atrasos na notificação. Isso significa que o número real de casos provavelmente será muito maior do que o número de casos confirmados, por causa da testagem limitada.

Os dados de casos de Covid são compilados desde janeiro de 2020. O primeiro grande pico foi registrado em 7 de janeiro deste ano, com quase 900 mil casos em apenas um dia. Três meses depois, em abril, a marca de 900 mil foi ultrapassada três vezes. Em dezembro, com a variante ômicron circulando, os registros diários começaram a se aproximar de um milhão:

7 de janeiro de 2021: 892,8 mil

22 de abril de 2021: 902,6 mil

23 de abril de 2021: 904,4 mil

28 de abril de 2021: 905,8 mil

23 de dezembro de 2021: 983,3 mil

27 de dezembro de 2021: 1,49 milhão

28 de dezembro de 2021: 1,31 milhão

'Tsunami' de casos, diz OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) voltou a alertar, nesta quarta-feira (29), para o aumento mundial de novas infecções; o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, chamou a situação de "tsunami de casos"'.

Na terça (28), por exemplo, o país com o maior número de novos casos registrados, segundo o "Our World in Data", foram novamente os Estados Unidos, com 377.014 infecções, cerca de 29% do total diário. A média diária de casos do país bateu um novo recorde.

Em segundo lugar com maior quantidade de novos casos veio a França, com quase 180 mil novas infecções (equivalente a 14% do total mundial) e o Reino Unido, com quase 129 mil novos casos, cerca de 10% da soma global.

É importante lembrar, entretanto, que países como o Reino Unido estão entre os que mais testam no mundo – por isso, é possível que haja ainda mais casos, não rastreados, em outros lugares.

Países reforçam medidas contra ômicron

Na Alemanha, os encontros em grupo têm limite máximo de 10 pessoas vacinadas ou recuperadas da doença. Grandes eventos culturais e esportivos devem ocorrer sem público.

Na França, o passaporte sanitário atual deve ser substituído pelo passaporte de vacinação. O país também decidiu que vai tornar obrigatório o trabalho em casa pelo menos três dias por semana.

Novas restrições começam a valer na Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte

Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte decretaram novas restrições que incluem limite no total de pessoas em encontros, funcionamento de bares e distanciamento social. Enquanto isso, na Inglaterra, o governo aguarda mais evidências sobre se o serviço de saúde consegue lidar com as altas taxas de infecção.

Nos Estados Unidos, o médico Anthony Fauci, a maior autoridade de doenças infecciosas do país, pediu que as pessoas evitem aglomerações de Ano Novo, para diminuir a disparada de casos provocados pela ômicron.