Luciano Hang recupera acesso à conta do Twitter após suspensão

Luciano Hang recupera acesso à conta do Twitter após suspensão
Segundo a plataforma, empresário bolsonarista havia perdido o acesso ao perfil devido a uma ordem judicial. Empresário disse que foi suspenso após publicação contrária à vacinação de crianças, apesar de órgãos de saúde reforçarem segurança das vacinas. Luciano Hang durante depoimento à CPI da Covid, em 2021

JN

O empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, recuperou o acesso à sua conta no Twitter após ter sido suspenso na última quarta-feira (12). A rede social havia afirmado que a ação foi tomada por conta de uma ordem judical.

Compartilhe essa notícia no WhatsApp

Compartilhe essa notícia no Telegram

Os tuítes de Hang ficaram inacessíveis e um aviso indicou que a conta foi suspensa depois de violar as regras da plataforma. A rede social não disse quais regras foram violadas. Neste sábado (15), Hang voltou a publicar no perfil: "Estou de volta no Twitter".

Procurado pelo g1, o Twitter afirmou que "pessoas que tiveram suas contas suspensas podem pedir uma revisão em relação a ações tomadas sobre seus perfis".

"Está prevista nas regras a possibilidade de que, após o processo de recurso, se conquiste o direito de voltar a operar contas anteriormente suspensas na plataforma", disse a rede social.

O g1 questionou se o recurso de Hang foi feito na Justiça ou junto ao Twitter, mas a plataforma não se manifestou.

MPF questiona Twitter por falta de opção para denunciar fake news sobre a pandemia

Entenda por que usuários estão acusando o Twitter de apoiar fake news

Luciano Hang, da Havan, tem conta suspensa no Twitter

Reprodução

Em nota neste sábado (15), Luciano Hang afirmou que "até o momento, não houve uma definição do que, de fato, justificou o bloqueio". O empresário alega que "a ação foi uma censura à liberdade de expressão e opinião".

Na quarta-feira (12), ele disse que a suspensão se deu pelo compartilhamento de um vídeo em que o neurocientista José Augusto Nasser se mostra contrário à vacinação contra crianças.

A Sociedade Brasileira de Pediatria e a Fiocruz reforçaram que a vacinação de crianças contra a Covid-19 é segura. E uma nota técnica da secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, indicou que "nenhuma preocupação séria de segurança foi identificada" em vacina contra Covid-19 em crianças.

O empresário já teve perfis suspensos em meados de 2021, junto com outros aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL), por ordem judicial. A decisão fez parte do inquérito das fake news, que apura ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e disseminação de informações falsas e tem o ministro Alexandre de Moraes como relator.