Anac também autoriza Latam a voar com menos comissários em voos após avanço da ômicron impactar tripulações

Anac também autoriza Latam a voar com menos comissários em voos após avanço da ômicron impactar tripulações
Agência já havia dado aval para a Azul e para a Gol. As três empresas juntas detêm 98,2% do mercado doméstico de aviação no Brasil. Avião da Latam

TV Globo / Reprodução

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) também autorizou a Latam a voar com menos comissários de bordo. Serão três, em vez de quatro profissionais. A decisão foi publicada nesta quarta-feira (19) no Diário Oficial da União.

Azul e Gol já haviam obtido aval semelhante da agência, respectivamente nos dias 12 e 17 de janeiro. As três permissões são temporárias, válidas até março, e serão monitoradas pela Anac.

Juntas, Azul Latam e Gol detêm 98,2% do mercado doméstico de aviação no Brasil, segundo dados da agência relativos a novembro --os mais recentes disponíveis.

Nos três casos, as empresas poderão voar com três comissários desde que limitem a 150 o número de assentos por avião. Elas são obrigadas a manter um comissário para cada 50 passageiros. Assim, para voar com três tripulantes, os voos passam a ter número reduzido de passageiros.

Na prática, a medida obriga as empresas a reacomodar passageiros em outros voos, porque haverá limite de até 150 assentos em aviões com capacidade maior do que essa. No caso da Latam, a decisão afeta aeronaves Airbus A320 (que levam até 178 passageiros) e A321 (que levam até 198 passageiros).

Covid ou influenza: quais são os direitos do consumidor na hora de alterar passagem aérea?

Os pedidos das companhias aéreas estão relacionados ao avanço da variante ômicron, que tem causado afastamento de tripulantes das escalas de voo e cancelamentos de voos. A ômicron também tem provocado impacto em outros setores da economia, como na área da saúde e no comércio.

Segundo a agência, o objetivo é permitir às empresas "adotar medidas operacionais frente aos impactos em atrasos e cancelamentos de voos, mantendo os níveis de segurança exigidos pela Anac".

A Latam confirmou que foi "oficialmente autorizada pela Aanc a reduzir o número de comissários em seus voos, em função do recente aumento de casos de Covid-19 e de influenza". Segundo a companhia, "o pedido visa minimizar os impactos das dispensas médicas de seus funcionários, que têm ocasionado cancelamentos de voos". Por fim, a companhia "reforça que não poupará esforços para seguir comunicando com antecedência aos seus clientes qualquer cancelamento de voo que se faça necessário".

Entenda a regra que liberou cobrança de multas para remarcação de voos

Como encontrar passagens mais baratas

VÍDEO: veja como tirar passaporte

Voos cancelados

Em meio ao avanço da variante ômicron e do vírus H3N2 da influenza, as companhias aéreas estão dispensadas muitos de seus tripulantes com síndromes gripais para que esses possam fazer o isolamento.

Isso fez com que diversos voos fossem cancelados no início de 2022. A Azul foi a primeira a ter voos afetados, mas a Latam também sofreu com os impactos, cancelando 111 voos.

Na ocasião, a Anac afirmou que monitorava os casos de Covid-19 e gripe em pilotos, comissários e demais profissionais do setor aéreo, para minimizar impactos em voos.

No mundo, o avanço da variante ômicron em meio à necessidade de isolar tripulantes potencialmente infectados levou a milhares de atrasos ou cancelamentos, a maioria deles em aeroportos dos EUA e da China, entre o Natal e o Ano Novo.