'Não existem pequenas invasões nem vidas menos importantes', diz presidente da Ucrânia

'Não existem pequenas invasões nem vidas menos importantes', diz presidente da Ucrânia
Volodymyr Zelenskiy se pronunciou em defesa do seu povo e pediu para que as grandes potências os enxerguem como iguais. Volodimir Zelenskiy, presidente da Ucrânia, pede calma para seu povo

REUTERS

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta quinta-feira (20) que não existem "pequenas invasões", em resposta direta aos comentários feitos pelo presidente dos EUA, Joe Biden, um dia antes, sobre as ações do Ocidente caso haja um ataque russo à Ucrânia.

"Queremos lembrar às grandes potências que não há pequenas invasões e nem nações pequenas. Assim como não há vidas menos importantes nem pouca dor pela perda de entes queridos. Digo isso como presidente de uma grande potência, a Ucrânia", tuitou o presidente ucraniano.

O resposta veio em referência a uma fala de Joe Biden durante coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (19).

“Uma coisa é se for uma pequena invasão e acabarmos tendo que brigar sobre o que fazer e o que não fazer etc. Mas se eles realmente fizerem o que são capazes de fazer com as forças acumuladas na fronteira, será um desastre para a Rússia se invadirem ainda mais a Ucrânia.", disse o atual presidente americano.

Joe Biden durante coletiva de imprensa concedida na Casa Branca nesta quarta-feira (19)

CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Os Estados Unidos têm sido o aliado mais poderoso da Ucrânia em seu impasse com a Rússia, mas Biden sugeriu divisões entre os aliados ocidentais sobre como reagir a uma "pequena incursão". A Rússia reuniu dezenas de milhares de soldados perto das fronteiras da Ucrânia.

"Nós sabemos (potencial ameaça de guerra), estamos prontos para isso, mas fazemos o nosso melhor para que nossa preparação não seja necessária. Fazemos o nosso melhor para encontrar uma solução diplomática. Fazemos o nosso melhor pela paz na Ucrânia. Só uma coisa - não entre em pânico. Mantenha a cabeça fria. Seja autoconfiante. Seja confiante em nosso exército e em nossa Ucrânia. Não pense demais. Reaja às coisas com sabedoria. Sem emoções.", disse Zelenskiy em discurso publicado nesta quinta-feira (20).

Atual situação na fronteira

Imagens recentes mostraram forças russas posicionadas a oeste do país, perto da fronteira com a Ucrânia. Desde que se descobriu esse movimento militar criou-se uma tensão sobre a possibilidade de uma nova invasão do país euroasiático, assim como aconteceu na Criméia em 2014.

Exercício militar russo leva tanques de guerra para a fronteira com a Ucrânia

Os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) estão se adaptando para poder dar segurança à Ucrânia. Tropas dos Estados Unidos e do Canadá já foram acionadas para ajudar na proteção.

"Não tenho tanta certeza do que ele vai fazer. Meu palpite é que ele vai atacar. Ele tem que fazer alguma coisa. Ele está tentando encontrar seu lugar no mundo entre a China e o Ocidente", disse Joe Biden sobre Vladimir Putin, atual presidente da Rússia.