Pub inglês fundado em 793 fecha por causa da pandemia

Pub inglês fundado em 793 fecha por causa da pandemia
Bar sobreviveu a pestes, fomes, guerras, mas não conseguiu resistir aos impactos do coronavírus. Com a propagação da covid, movimento de clientes caiu e empresa não conseguiu cumprir obrigações financeiras. Ye Olde Fighting Cocks, pub que é considerado o mais antigo da Inglaterra fecha por causa da pandemia

Reprodução/Facebook

Fundado aproximadamente em 793, o pub inglês Ye Olde Fighting Cocks sobreviveu a muitos eventos históricos: pestes, fomes, guerras civis e mundiais, crises financeiras, como a de 2008, mas não conseguiu resistir aos impactos da pandemia do coronavírus.

No dia 4 de fevereiro, Christo Tofalli, que administrou o bar desde 2012 na cidade de St Albans, Hertfordshire, anunciou o encerramento das atividades após um período de "condições comerciais extremamente desafiadoras".

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

"A pandemia de Covid-19 foi devastadora e as nossas margens de lucro já apertadas não nos deram nenhuma segurança. Isto resultou em não conseguirmos cumprir as nossas obrigações financeiras, criando períodos de grande incerteza e estresse para todos os que trabalharam para o bar e com o bar", disse Tofalli, em nota no Facebook.

Ele agradeceu ainda os frequentadores habituais do pub e as pessoas do mundo todo que chegaram a visitar o local.

Leia também:

Global Entry: veja como se inscrever no programa 'fura-fila' da imigração, que torna entrada mais rápida nos EUA

Bélgica lança passaportes que celebram histórias em quadrinhos do país

Em entrevista ao The Washington Post, Tofalli contou que chegou a dar uma “última chance” para resgatar o Ye Olde Fighting Cocks no Natal, mas que o movimento não foi suficiente para o pub conseguir sair do vermelho.

Apesar de o governo do premiê Boris Johnson não ter colocado restrições para os bares em dezembro, o aumento da propagação da variante ômicron acabou mantendo as pessoas em casa.

Segundo a CNN Travel, um porta-voz da cervejaria Mitchells & Butlers, empresa que detém a concessão da Ye Olde Fighting Cocks, disse que está trabalhando para reabrir o bar.

'Briga de galos'

O pub teria recebido o nome de Ye Olde Fighting Cocks por causa da brigas de galos feitas no final do século 19 no bar.

O Ye Olde Fighting Cocks costumava ser reconhecido como o pub mais antigo da Inglaterra pelo Guinness World Records, mas o título do recorde está agora inativo, disse uma porta-voz do Guinness à CNN.

"Este recorde foi encerrado em 2000, quando ficou claro que não era possível verificá-lo integralmente", disse a porta-voz em comunicado.