Descoberta de ômicron em animais em NY gera preocupação sobre possíveis novas variantes

Descoberta de ômicron em animais em NY gera preocupação sobre possíveis novas variantes
Sangue e algumas amostras nasais de 131 veados capturados em Staten Island, Nova York, revelaram que quase 15% tinham anticorpos contra o vírus. Veados-de-cauda-branca é a especie alvo do estudo.

Wikimedia Commons

A descoberta da variante Ômicron em veados de cauda branca em Nova York levantou preocupações de que a espécie, que chega a 30 milhões nos Estados Unidos, possa se tornar hospedeira de uma nova cepa de coronavírus, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (8).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Sangue e algumas amostras nasais de 131 veados capturados em Staten Island, Nova York, revelaram que quase 15% tinham anticorpos contra o vírus. A descoberta sugeriu que os animais tiveram infecções anteriores por coronavírus e eram vulneráveis ??a repetidas reinfecções com novas variantes, disseram pesquisadores liderados por cientistas da Universidade Estadual da Pensilvânia.

O que muda na prática se Covid virar endemia?

“A circulação do vírus em uma população animal sempre aumenta a possibilidade de voltar aos humanos, mas, mais importante, oferece mais oportunidades para o vírus evoluir para novas variantes”, disse Suresh Kuchipudi, microbiologista veterinário da Universidade Estadual da Pensilvânia.

"Quando o vírus sofre uma mutação completa, ele pode escapar da proteção da vacina atual. Então, teríamos que mudar a vacina novamente", afirmou Kuchipudi.

A descoberta -p rimeira vez que a Ômicron foi detectada em um animal selvagem - ocorre durante um aumento nas infecções por Covid-19 impulsionadas pela variante que está castigando a população dos EUA.

Embora não haja evidências de que animais estejam transmitindo o vírus para humanos, a maioria das infecções por coronavírus foi relatada em espécies que tiveram contato próximo com uma pessoa com Covid-19, de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA.

Queiroga diz que não se pode obrigar criança a tomar vacina

Anvisa nega três pedidos para registro de autotestes da Covid-19

Em agosto, o governo dos EUA disse que encontrou os primeiros casos mundiais de Covid-19 em veados selvagens em Ohio, expandindo a lista de animais conhecidos por terem testado positivo para a doença.

Especialistas alertam que ainda cedo para dizer se atingimos o pico da Ômicron