100 milhões em 1 mês: com alta da ômicron, mundo passa dos 400 milhões de casos de Covid

100 milhões em 1 mês: com alta da ômicron, mundo passa dos 400 milhões de casos de Covid
Levantamento da Universidade Johns Hopkins já considera que 401.426.692 pessoas já se infectaram com o coronavírus desde o início da pandemia. Painel da Universidade Johns Hopkins em 9 de fevereiro de 2022

Reprodução/UJH

Mais de 400 milhões de pessoas foram infectadas com a Covid-19 em todo o mundo desde o começo da pandemia, segundo o levantamento da Universidade Johns Hopkins desta quarta-feira (9).

Foram mais de 100 milhões de novos casos em um mês. Em 7 de janeiro, o mundo registrava que ao menos 300 milhões de pessoas haviam sido infectadas.

O salto anterior (de 200 milhões para 300 milhões) demorou cinco meses para acontecer.

EXCLUSIVO: Maioria das mortes por Covid no Brasil é de não vacinados

O painel da universidade americana registra ao menos 401.426.692 desde janeiro de 2020, quando começou a contabilizar casos e mortes pela doença.

Segundo o balanço, até o momento, 5,7 milhões de pessoas morreram em todo o mundo por complicações da Covid-19.

Aumento pela ômicron

O levantamento da Johns Hopkins mostra um forte aumento no número de casos mundiais a partir de dezembro de 2021 e janeiro de 2022 – após a identificação da variante ômicron, mais transmissível.

No gráfico abaixo, produzido pela universidade, é possível ver o avanço semanal de casos desde o início da pandemia, e um aumento sem precedentes nas últimas semanas.

Gráfico mostra evolução de casos da Covid-19 no mundo, por semana

Reprodução/UJH

Apesar do aumento nas infecções, o número de mortes tem permanecido bastante estável, pela vacinação e pela aparente baixa virulência desta variante.

Veja no gráfico abaixo a comparação entre a média semanal de novos casos (em vermelho), mortes (em branco) e de doses de vacina aplicadas (em verde).

Gráfico compara casos (vermelho), mortes (branco) e vacinação (verde)

Reprodução/UJH

Brasil entre os mais infectados

O Brasil é um dos cinco países que relataram o maior número de novos casos da doença na média da última semana.

Junto com Estados Unidos, França, Alemanha e Rússia, respondem por cerca de 37% de todos os novos casos mundiais de Covid-19.

Os Estados Unidos seguem como o país com maior número diário de casos de Covid, com um milhão de novos casos relatados no país a cada três dias.

Paciente com Covid-19 em UTI em Sarasota, Flórida, nos EUA.

REUTERS/Shannon Stapleton

Na sexta-feira, o país ultrapassou as 900 mil mortes relacionadas à Covid-19, a maior parte delas em pacientes não vacinados ou que não receberam todas as doses da vacina.

Cerca de metade de todas as novas infecções relatadas em todo o mundo foram de países da Europa, com 21 países ainda no pico de sua curva de infecção.

A região registrou mais de 131 milhões de casos e mais de 2 milhões de mortes relacionadas à Covid desde o início da pandemia.