Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Tecnologia

Toyota vai interromper operações em fábricas japonesas por suspeita de ataque cibernético em fornecedor


Empresas serão fechadas na terça-feira (1), diz jornal japonês. Primeiro-ministro japonês disse que governo investigará se a Rússia está envolvida no incidente. Toyota SW4 2022; empresa vai interromper operações em fábricas japonesas por ataque cibernético em fornecedor.

Divulgação

A Toyota Motor vai interromper as operações de todas as suas fábricas no Japão na terça-feira (1) por suspeita de ataque cibernético em um grande fornecedor, informou o jornal japonês Nikkei.

O ataque teria interrompido um sistema de gerenciamento de fornecimento de peças.

Rússia X Ucrânia: acompanhe cobertura ao vivo do g1

Empresa dona do Facebook proíbe mídia estatal russa de monetizar publicações

A montadora ainda está analisando se vai retomar as operações na quarta-feira (2). O fechamento de todas as fábricas japonesas deve afetar a produção de cerca de 10 mil veículos, o que representa cerca de 5% da operação mensal da Toyota no Japão.

Segundo o jornal, a Toyota não quis comentar o assunto.

Já a agência de notícias Reuters disse que um porta-voz da companhia descreveu o incidente como uma "falha no sistema do fornecedor".

O fornecedor que teria sofrido o ataque é Kojima Industries, que fabrica peças de plástico e componentes eletrônicos.

"É verdade que fomos atingidos por algum tipo de ataque cibernético. Ainda estamos confirmando os danos e estamos nos apressando para responder, com a principal prioridade de retomar o sistema de produção da Toyota o mais rápido possível", disse ao Nikkei, um funcionário próximo à Kojima.

Apoio à Ucrânia

O ataque ocorre logo depois de o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, ter anunciado, no domingo (27), que o Japão se juntaria aos Estados Unidos e outros países para impedir o acesso de bancos russos acessem ao sistema de pagamento internacional Swift.

Ele também disse que o Japão daria à Ucrânia US$ 100 milhões em ajuda de emergência.

Kishida disse que seu governo investigará se a Rússia está envolvida no incidente. "É difícil dizer se isso tem algo a ver com a Rússia antes de fazer uma verificação completa", disse ele a repórteres.

A paralisação da produção da Toyota ocorre quando a maior montadora do mundo já está enfrentando interrupções na cadeia de suprimentos em todo o mundo causadas pela pandemia de COVID, que forçou ela e outras montadoras a reduzir a produção.

A Toyota este mês também viu parte da produção interrompida na América do Norte devido à escassez de peças causada pelos protestos dos caminhoneiros canadenses.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!