Toyota vai interromper operações em fábricas japonesas por suspeita de ataque cibernético em fornecedor

Toyota vai interromper operações em fábricas japonesas por suspeita de ataque cibernético em fornecedor
Empresas serão fechadas na terça-feira (1), diz jornal japonês. Primeiro-ministro japonês disse que governo investigará se a Rússia está envolvida no incidente. Toyota SW4 2022; empresa vai interromper operações em fábricas japonesas por ataque cibernético em fornecedor.

Divulgação

A Toyota Motor vai interromper as operações de todas as suas fábricas no Japão na terça-feira (1) por suspeita de ataque cibernético em um grande fornecedor, informou o jornal japonês Nikkei.

O ataque teria interrompido um sistema de gerenciamento de fornecimento de peças.

Rússia X Ucrânia: acompanhe cobertura ao vivo do g1

Empresa dona do Facebook proíbe mídia estatal russa de monetizar publicações

A montadora ainda está analisando se vai retomar as operações na quarta-feira (2). O fechamento de todas as fábricas japonesas deve afetar a produção de cerca de 10 mil veículos, o que representa cerca de 5% da operação mensal da Toyota no Japão.

Segundo o jornal, a Toyota não quis comentar o assunto.

Já a agência de notícias Reuters disse que um porta-voz da companhia descreveu o incidente como uma "falha no sistema do fornecedor".

O fornecedor que teria sofrido o ataque é Kojima Industries, que fabrica peças de plástico e componentes eletrônicos.

"É verdade que fomos atingidos por algum tipo de ataque cibernético. Ainda estamos confirmando os danos e estamos nos apressando para responder, com a principal prioridade de retomar o sistema de produção da Toyota o mais rápido possível", disse ao Nikkei, um funcionário próximo à Kojima.

Apoio à Ucrânia

O ataque ocorre logo depois de o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, ter anunciado, no domingo (27), que o Japão se juntaria aos Estados Unidos e outros países para impedir o acesso de bancos russos acessem ao sistema de pagamento internacional Swift.

Ele também disse que o Japão daria à Ucrânia US$ 100 milhões em ajuda de emergência.

Kishida disse que seu governo investigará se a Rússia está envolvida no incidente. "É difícil dizer se isso tem algo a ver com a Rússia antes de fazer uma verificação completa", disse ele a repórteres.

A paralisação da produção da Toyota ocorre quando a maior montadora do mundo já está enfrentando interrupções na cadeia de suprimentos em todo o mundo causadas pela pandemia de COVID, que forçou ela e outras montadoras a reduzir a produção.

A Toyota este mês também viu parte da produção interrompida na América do Norte devido à escassez de peças causada pelos protestos dos caminhoneiros canadenses.