Em menos de 5 meses, Amapá supera todos os casos de sarampo registrados em 2020

Foram 320 novos confirmados entre janeiro e esta terça-feira (11). Vigilância em Saúde aponta a baixa imunização como fator importante na elevação. Doença é caracterizada por manchas vermelhas na pele.

Em menos de 5 meses, Amapá supera todos os casos de sarampo registrados em 2020

Macapá (Amapá) - Desde que voltou a registrar casos no Amapá em outubro de 2019, depois de duas décadas sem novos doentes, o sarampo segue com alta de notificações no estado, segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). Facilmente prevenida por vacina, a doença já contabiliza, de janeiro até esta terça-feira (11), mais infecções do que todo o ano de 2020.

Passados 130 dias de 2021, são 320 pessoas confirmadas com sarampo, diante de 297 entre janeiro e dezembro do ano passado. Outras 18 notificações estão sob investigação epidemiológica.

Para a SVS, do governo estadual, o surgimento de um novo surto da doença está associado à baixa imunização, mesmo com a campanha realizada ao longo de 2020 que, inclusive, realizou a vacinação de casa em casa buscando elevar a imunidade da população.

O sarampo é altamente contagioso e é provocado através da transmissão viral, que ocorre da mesma forma que a gripe e a Covid-19: de pessoa para pessoa, através da tosse e secreções.

Entre os sintomas estão manchas vermelhas na pele, febre, tosse e irritações pelo corpo. Não há tratamento específico e a vacina é a única prevenção. A imunização contra o sarampo é ofertada em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) e protege ainda contra outras duas doenças: caxumba e rubéola.

Entre os motivos que levaram a baixa procura pela vacina, segundo a SVS, estão o medo da pandemia, a insuficiência de equipes do Programa Saúde da Família e falta de alimentação no sistema do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI).