Madeiras apreendidas pela Polícia Federal são doadas construção de pontes no AM

Madeiras apreendidas pela Polícia Federal são doadas construção de pontes no AM
Objetivo é auxiliar populações atingidas pela cheia dos rios. Defesa Civil de Manaus recebeu doações.

Divulgação

A Polícia Federal destinou cerca de 250 m³ de madeiras extraídas de forma ilegal para a Defesa Civil de Manaus, visando auxiliar na construção de pontes e barragens contra a cheia dos rios no Amazonas.

As doações fazem parte de apreensões realizadas pela PF com o fim de reprimir o tráfico nacional e internacional de madeira no estado. O material, por ser um produto considerado perecível, foi doado em conformidade com a legislação ambiental.

GALERIA DE FOTOS: Enchente dos rios inunda cidades no Amazonas

A prefeitura de Careiro da Várzea também recebeu, aproximadamente, 560 m³ de madeira para serem utilizadas em obras sociais na respectiva cidade. Já está em andamento o processo para doação de mais 150 m³ ao município de Iranduba, com a finalidade de ajudar famílias atingidas pela cheia dos rios amazônicos.

Situação em Manaus

O nível do Rio Negro em Manaus chegou a 29,60 metros, nesta quinta-feira (13). De acordo com a Defesa Civil, chega a 15 o número de bairros atingidos pela cheia na capital, que está em situação de emergência.

De acordo com os dados levantados pela Prefeitura de Manaus, na região urbana os bairros atingidos são:

Zona Oeste: Tarumã, São Jorge, Santo Antônio, Glória e Compensa

Zona Sul: Educandos, Raiz, Betânia, Presidente Vargas, Aparecida, Centro, Cachoeirinha e Mauazinho.

Zona Leste: Colônia Antônio Aleixo e Puraquequara.

Para amenizar os problemas, a prefeitura está construindo pontes de madeira, as chamadas marombas. Em algumas regiões, a população só consegue transitar em canoas.

Na principal feira de Manaus, sacos de areia foram colocados no chão para evitar que as pessoas andem na água. Os feirantes vão ser levados para uma balsa para evitar prejuízos.

Cheia do Rio Negro em Manaus deixa famílias ilhadas

Veja vídeos mais assistidos do G1 Amazonas