"MUNDO não sobrevive sem agricultura brasileira", diz diretora-geral da OMC

O Brasil é um grande fornecedor de grãos, açúcar e carne. Estudo mostra que o país é capaz de alimentar cerca de 800 milhões de habitantes em todo o planeta.

"MUNDO não sobrevive sem agricultura brasileira", diz diretora-geral da OMC

Ngozi Okonjo-Iweala, diretora-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), reconheceu que o mundo precisa da agricultura brasileira para sobreviver. A fala ocorreu durante um encontro realizado pela Frente Parlamentar da Agropecuária em Brasília, na segunda-feira 18.

"Eu sei que o mundo não sobrevive sem a agricultura brasileira", disse Ngozi.

"Precisamos pensar nos desafios futuros, não só do Brasil, mas do mundo todo. Estou animada sobre o que o Brasil tem a dizer sobre a área ambiental e as tecnologias produtivas com potencial de descarbonização."

A diretora-geral da OMC ainda afirmou que teme uma "crise alimentar sem precedentes", causada pela invasão russa à Ucrânia. Assim como o Brasil, os dois países são exportadores de alimentos. Por exemplo, ambos estão entre os grandes fornecedores globais de trigo, cevada e milho, de acordo com dados do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês).

Agricultura brasileira no cenário mundial

A produção agrícola do Brasil é uma das grandes responsáveis por fornecer alimentos ao mundo. Um estudo feito por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária mostra que o país é capaz de alimentar cerca de 800 milhões de habitantes em todo o planeta.

Segundo a estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento, a agricultura brasileira vai colher cerca de 270 milhões de toneladas em 2022. A produção nacional de soja, por exemplo, é a maior do planeta, conforme informações do USDA. Além disso, o país é um grande produtor de frutas e o maior fornecedor global de itens como açúcar e carne bovina.