EQUADOR decreta estado de emergência em três províncias devido ao tráfico de drogas

O presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciou nesta sexta-feira (29) que decretou estado de emergência por 60 dias em três províncias onde se registram os mais altos níveis de violência por tráfico de drogas.

EQUADOR decreta estado de emergência em três províncias devido ao tráfico de drogas

EQUADOR - O presidente do Equador, Guillermo Lasso, anunciou nesta sexta-feira (29) que decretou estado de emergência por 60 dias em três províncias onde se registram os mais altos níveis de violência por tráfico de drogas.

As regiões onde foi decretado estado de emergência foram Guayas, Manabí e Esmeraldas.

Lasso afirmou que, no âmbito do estado de emergência, ordenou a mobilização de 4.000 polícias e 5.000 militares para aquelas províncias.

Na cidade de Durán, vizinha do porto de Guayaquil, centro comercial do país e capital de Guayas, foram descobertos em fevereiro dois cadáveres suspensos em uma ponte de pedestres ao estilo dos crimes dos cartéis mexicanos.

A criminalidade cresceu e deixou 1.255 mortos nos primeiros quatro meses do ano, segundo dados oficiais. Cerca de 440 crimes ocorreram em Guayaquil e Durán.

Desde fevereiro de 2021, vários massacres também foram desencadeados no Equador entre prisioneiros integrantes de gangues ligadas ao tráfico de drogas, com 350 mortes.