Pelo menos 4 estudantes morrem em assembleia de estudantes na Bolívia

Pelo menos 4 estudantes morrem em assembleia de estudantes na Bolívia
Estudantes começaram a correr por causa de bombas de gás que foram lançadas dentro do ginásio onde ocorria uma assembleia. Imagem de vídeo que mostra gás dentro de ginásio onde ocorria assembleia estudantil em Potosí, na Bolívia, em 9 de maio de 2022

Reprodução/Redes Sociais

Pelo menos quatro mulheres morreram pisoteadas nesta segunda-feira (9) na cidade de Potosí, na Bolívia, no meio de uma assembleia de estudantes na Universidade Autônoma Tomás Frías.

Compartilhe pelo WhatsApp

Compartilhe pelo Telegram

Segundo o jornal "La Razón", as pessoas começaram a correr dentro de um ginásio depois que soltaram uma bomba de gás no interior do recinto.

Mapa mostra a localização de Potosí, na Bolívia

g1

A informação das mortes foi confirmada pelo Ministério Público de Potosí e por Eduardo Del Castillo, ministro de Governo do país.

Os estudantes estavam reunidos para eleger os representantes da Federação Universitária Local.

A universidade "está de luto, pois, devido a este desastre delinquencial, universitárias morreram" e "há 40 feridos", afirmou o reitor, Pedro López, em uma coletiva de imprensa conjunta com o coronel Isnado.

Centenas de estudantes estavam reunidos no ginásio da universidade para eleger seus novos dirigentes, acrescentou López.

Em meio a divergências entre os dois grupos, um dos presentes lançou o artefato de gás lacrimogênio causando pânico e desespero entre os estudantes que tentavam deixar o lugar fechado, explicou o reitor.

O hospital público da cidade de 270 mil habitantes entrou em colapso pela grande quantidade de feridos e pelos familiares desesperados que chegavam em busca de informações sobre a situação dos estudantes.

Imagem de um dos prédios da Universidade Tomas Frías, de Potosí, na Bolívia

Reprodução/Google Maps

Acidente em 2021

Em março de 2021, na cidade de El Alto, na Bolívia, houve um acidente que deixou 7 mortos: um alambrado cedeu e diversos estudantes que estavam reunidos para uma assembleia caíram.

Veja os vídeos mais assistidos do g1