Google I/O 2022: veja as novidades apresentadas na conferência

Google I/O 2022: veja as novidades apresentadas na conferência
Na primeira edição com presença de público na pandemia, evento do Google terá anúncios sobre o Android e aplicativos como Google Maps e Google Assistente. Sundar Pichai, CEO da Alphabet, durante o Google I/O 2022

Reprodução/Google

A conferência Google I/O está sendo realizada nesta quarta-feira (11) na Califórnia. Em sua primeira edição com presença de público na pandemia, o evento será usado para a empresa fazer anúncios sobre o Android 13 e serviços como Google Maps e Google Assistente.

Google Translate

O aplicativo de traduções do Google ganhou suporte para mais 24 idiomas, totalizando 133 disponíveis ao todo. De acordo com a empresa, mais de 300 milhões de pessoas falam as línguas que ficaram disponíveis na ferramenta.

Na lista, há idiomas indígenas da América do Sul, como o guarani que, segundo o Google, é falado por mais de sete milhões de pessoas no Paraguai, na Bolívia, na Argentina e no Brasil.

O Google afirma que, para aumentar o suporte do Tradutor, trabalhou com falantes, professores e linguistas especializados nos idiomas recém-adicionados.

Google Maps

O serviço de mapas ganhou um recurso chamado Immersive View, que oferece uma nova experiência ao explorar cidades em 3D. Com a funcionalidade, é possível saber, por exemplo, como é uma cidade de dia ou à noite. O recurso também permite ter uma visão de dentro de comércios locais, como restaurantes.

O Immersive View será liberado ainda este ano no Android e no iOS em pontos-chave de cinco cidades: Los Angeles, Londres, Nova York, São Francisco e Tóquio. Segundo o Google, o recurso chegará para outras cidades em breve.

Google Search

O Google anunciou uma atualização no Multisearch, um recurso lançado em abril que permite buscar fotos com um texto de complemento.

Agora, a funcionalidade também poderá ser usada para pesquisar informações no local do usuário. Os usuários poderão tirar foto de uma comida, por exemplo, e perguntar ao Google se há restaurantes por perto em que ela é vendida.

O recurso será liberado este ano para buscas em inglês e ganhará novos idiomas em uma segunda etapa.