Flexibilização das medidas contra a Covid dá fôlego novo para o turismo de negócios

Flexibilização das medidas contra a Covid dá fôlego novo para o turismo de negócios
Neste ano, Belo Horizonte volta a receber expositores na tradicional feira de malhas do Sul de Minas. Flexibilização das medidas contra a covid dá fôlego novo para o turismo de negócios

O setor de turismo de negócios comemora a retomada do crescimento do ramo após a flexibilização das medidas para a prevenção da Covid-19.

Os números já superam o desempenho de 2019, período pré-pandemia, em 20%. Os dados são da Associação Brasileira de Agências de Viagens de Minas Gerais.

Belo Horizonte teve um desempenho acima da média por ser uma cidade com vocação para o turismo corporativo. A realização das feiras, congressos e outros eventos promovidos por empresas trouxeram a recuperação da lotação dos hotéis, o que é confirmado também pela associação.

A gerente Beatriz Lima da Silva é de Recife e veio a Belo Horizonte, pela primeira vez, para uma reunião de trabalho.

"Gente, vocês têm uma comida maravilhosa. Eu amei tudo, tanto a estrutura da cidade quanto a comida", afirmou.

O crescimento do turismo corporativo alimenta o turismo local para férias e descanso. A expectativa da Associação Brasileira das Agências de Viagem é de que ele alcance os patamares de 2019 a partir de julho, atraindo cada vez mais gente para visitar, por exemplo, as cidades históricas de Minas e, claro, se deslumbrar com a capital mineira.

"O corporativo vingando, fortalecendo, começa a fortalecer também o turismo receptivo. Eu acredito que lá para julho o turismo interno já comece a se fortalecer. Tem muitas contratações no setor, os hotéis já estão sentindo esse movimento. Durante a pandemia muitos hotéis fecharam e, agora, com essa retomada já têm hotéis procurando investidores para reabrirem", explicou Peter Mangabeira, presidente da associação.

Célia Lemele e o Luiz estão chegando dos Estados Unidos e vão matar toda a saudade que ficou acumulada na pandemia.

"Vamos passear, ver as coisas bonitas que têm aqui que todo mundo deveria visitar e depois visitar a família! Começamos por Belo Horizonte porque queríamos visitar a Pampulha, agora vamos a Inhotim. De lá, pegamos o carro e vamos para as cidades históricas. Depois por Juiz de Fora, Petrópolis, Rio e aí é para matar a saudade", finalizou Célia.

Feiras e eventos

Feiras aquecem o mercado em Belo Horizonte

TV Globo / Reprodução

A volta das feiras e eventos corporativos é uma espécie de motorzinho para o turismo de negócios. Depois de dois anos, Belo Horizonte voltou a receber expositores na tradicional feira de malhas. A maioria dos produtos vem do sul de minas.

"Aqui nós apresentamos o Sul de Minas e levamos para nossa região o ano todo essa compra para lojistas do varejo. A gente também deixa Sul de minas em Belo Horizonte, onde gera a hospedagem, o pessoal fica muito no entorno, nos restaurantes. A nossa expectativa pra aquecer a região novamente é de R$ 5 milhões para que gire aqui dentro do evento", afirmou Daiana Nicoleti, coordenadora da feira de malhas de tricô do Sul de Minas", afirmou.

Veja os vídeos mais assistidos do g1 Minas: