Sobe para 50 número oficial de mortes por Covid na Coreia do Norte

Sobe para 50 número oficial de mortes por Covid na Coreia do Norte
País não possui vacinas contra a Covid-19, medicamentos antivirais ou capacidade de testagem em massa. Pessoas assistem a uma tela de TV mostrando o líder norte-coreano Kim Jong Un, em uma estação de trem em Seul, na Coreia do Sul.

Ahn Young-joon/AP

A Coreia do Norte reportou oito novas mortes por "febre" nesta segunda-feira (noite de domingo, 15, no Brasil), depois de anunciar recentemente seus primeiros casos de Covid-19, enquanto mobiliza seus militares para resolver problemas de "fornecimento de medicamentos".

O líder Kim Jong Un ordenou que a comissão militar atuasse "para estabilizar imediatamente o fornecimento de medicamentos na cidade de Pyongyang envolvendo as poderosas forças do ramo médico do Exército Popular", informou a agência oficial de notícias KCNA.

Líder da Coreia do Norte descreve surto de Covid como "grande turbulência"

O surto, que segundo Kim causou "grandes distúrbios", atinge um país que não possui vacinas contra a Covid-19, medicamentos antivirais ou capacidade de testagem em massa.

De acordo com a KCNA, Kim afirmou que "as ordens não foram devidamente atendidas e os medicamentos não foram fornecidos às farmácias", no domingo durante uma reunião de emergência do escritório político nacional.

Ele indicou que as farmácias não cumpriram a ordem de funcionar durante 24 horas por dia.

Segundo a mídia estatal, 50 pessoas morreram, 1.213.550 sofrem de febre e pelo menos 564.860 estão sob tratamento médico.

A Coreia do Norte mantém um rígido bloqueio ao exterior para se defender do coronavírus desde o início da pandemia, embora especialistas tenham dito que, com a presença da variante ômicron na região, seria uma questão de tempo até que a Covid-19 se espalhasse pelo país.