Líder norte-coreano Kim critica resposta de autoridades do país a surto de Covid-19

Líder norte-coreano Kim critica resposta de autoridades do país a surto de Covid-19
Kim Jong-un disse que a 'imaturidade na capacidade do Estado para enfrentar a crise' aumentou a 'complexidade e as dificuldades' no combate à pandemia Coreia do Norte mobiliza exército para combater pandemia de Covid

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, criticou a resposta de seu país ao primeiro surto oficialmente confirmado de Covid-19.

Em um discurso no começo da quarta-feira (18) no país, ele acusou funcionários do governo de inadequação e inércia, à medida que os casos de pessoas com febre varrem o país.

Leia também

Coreia do Norte registra 6 mortes e 270 mil 'casos de febre' em 24 horas em meio a surto de Covid-19

A Coreia do Norte relatou quase 233 mil pessoas com sintomas de febre e mais seis mortes após a primeira admissão do surto de Covid no país, na semana passada. A mídia não disse quantas pessoas haviam sido confirmadas com Covid-19.

Pessoas assistem a uma tela de TV mostrando o líder norte-coreano Kim Jong Un, em uma estação de trem em Seul, na Coreia do Sul.

Ahn Young-joon/AP

Ao comandar uma reunião da cúpula do governista Partido dos Trabalhadores, Kim disse que a "imaturidade na capacidade do Estado para enfrentar a crise" aumentou a "complexidade e as dificuldades" no combate à pandemia, quando "o tempo é a vida", de acordo com o KCNA.

Em meio a preocupações com a falta de vacinas e de infraestrutura médica adequada no país isolado, a KCNA disse que as autoridades sanitárias desenvolveram um guia de tratamento para Covid-19 com o objetivo de prevenir uso excessivo de medicamentos e outros erros que levaram a muitas das mortes relatadas.

O guia inclui tratamentos individualizados para diferentes tipos de pacientes, mas a mídia estatal não elaborou sobre quais medicamentos estão envolvidos nos planos de tratamento.

Veja os vídeos mais assistidos do g1