Rússia pretende transformar usina de Azovstal em um resort

Rússia pretende transformar usina de Azovstal em um resort
Segundo o líder da República Separatista de Donetsk, o local será demolido e estruturas tecnológicas tomarão seu lugar. Siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, com uma densa camada de fumaça preta por cima do telhado

REUTERS/Alexander Ermochenko/File Photo

O líder da República Separatista de Donetsk, Denis Pushilin, disse nesta quarta-feira (18) que o local onde hoje está a siderúrgica de Azovstal irá se tornar um ambiente tecnológico e que a ideia primária é de fazer um resort ou um cluster tecnológico (ambiente com várias start-up"s de tecnologia).

Segundo informações da agência russa RIA, durante o mesmo discurso ele citou que a usina será demolida, assim como 60% dos prédios da cidade que se tornaram inabitáveis.

A ideia apresentada por Pushilin é de transformar Mariupol em uma cidade ainda mais turística e que parte desse investimento para reconstrução virá da Rússia.

Denis Pushilin, líder do movimento separatista em Donetsk, em foto de 7 de março de 2022

Alexander Ermochenko/Reuters

"Todos os prédios em ruínas serão demolidos, novos prédios serão construídos em seu lugar. Mariupol será reconstruída como cidade turística. A Rússia vai ajudar", disse ele.

A cidade ainda não está sob controle oficial da Rússia, porém, os últimos combatentes deixaram a Usina de Azovstal nesta semana. Esse era o último reduto de resistência contra a invasão na cidade.

Usina de Azovstal é bombardeada antes da rendição dos ucranianos

Para os ucranianos, a siderúrgica se tornou um dos principais símbolos de resistência durante a invasão que começou em 24 de fevereiro deste ano.