Em teste, estudantes do ensino médio acertam apenas 27% das questões de matemática básica

Em teste, estudantes do ensino médio acertam apenas 27% das questões de matemática básica
Dados da pesquisa foram divulgados nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Educação. Teste foi aplicado pela primeira vez em 2021. Resultados de testes mostram impacto da pandemia em alunos do ensino médio

Os estudantes do ensino médio da rede pública e privada que foram submetidos a uma pesquisa para avaliar a educação no país acertaram apenas 27% das questões de matemática básica.

Os dados foram revelados nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Educação. Ao todo, mais de três milhões de alunos da rede pública e privada foram submetidos a avaliação. O teste foi aplicado pela primeira vez no ano passado. Nesta sexta-feira (20), está prevista a divulgação dos dados dos alunos do ensino fundamental.

Com relação à língua portuguesa, os alunos acertaram 57% das questões relacionadas ao tema. Já nas questões que diferenciam fato e opinião, o nível de acerto foi de apenas 50%.

Os resultados reforçam um quadro preocupante que vêm sendo apontado e discutido por especialistas em educação nos últimos anos.

As pesquisas de avaliação feitas pelos estados mostram que antes da pandemia os alunos das redes pública e privada estavam entrando no ensino médio com dois anos de defasagem, ou seja, ingressando no 1º ano do Ensino Médio sem dominar as habilidades do 8º do ensino fundamental.

O teste divulgado nesta quinta-feira (19) reforçou os indicativos de que essa defasagem pode ser ainda maior.