O que Elon Musk tem a ver com internet via satélite e monitoramento da Amazônia

O que Elon Musk tem a ver com internet via satélite e monitoramento da Amazônia
SpaceX, empresa do bilionário, deve oferecer internet em escolas de áreas remotas e monitorar o desmatamento da Amazônia. Empresário chegou ao Brasil nesta sexta (20) para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro e outros membros do governo. Ao lado do ministro das Comunicações, Fabio Faria, Elon Musk acena em chegada ao Brasil

Reprodução/Redes Sociais

para ajudar na preservação da floresta amazônica e no desenvolvimento da região. Mas ainda não há detalhes sobre como será realizada essa colaboraçã

Elon Musk desembarcou no Brasil nesta sexta-feira (20) para um encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros integrantes do governo brasileiro. A reunião deve ter como assunto principal as iniciativas tecnológicas para a proteção da Amazônia, incluindo o uso de satélites para levar internet e monitoramento do desmatamento na região. O encontro acontece em um resort de luxo no interior de São Paulo.

Em uma mensagem postada no Twitter nesta sexta, Musk se diz empolgado de estar no Brasil e pela oportunidade de conectar 19 mil escolas em áreas rurais. Sem dar detalhes, o bilionário também menciona que deve usar a tecnologia de sua startup de transporte aeroespacial para monitoramento ambiental a Amazônia.

SAIBA MAIS:

Quem é Elon Musk?

SpaceX vai conectar 19 mil escolas em áreas remotas, diz Musk

A visita de Musk, que é o presidente-executivo da SpaceX e da Tesla, acontece depois de uma reunião do bilionário com o ministro das Comunicações brasileiro, Fabio Faria, realizada em novembro.

O que são SpaceX e Starlink?

Fundada em 2002, a SpaceX é uma startup voltada para o transporte aeroespacial que ganhou destaque ao utilizar tecnologia para reaproveitar os foguetes usados para transporte de cargas. A companhia já realizou missões de turismo espacial e frequentemente presta serviços para a agência espacial norte-americana (Nasa) no envio de astronautas e suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Um dos braços da SpaceX é a Starlink, divisão voltada para o fornecimento de internet via satélite. A empresa já foi autorizada a atuar inclusive no Brasil. Com isso, a empresa de Musk vai poder oferecer seu serviço de satélite em todo o território brasileiro. O direito de exploração vai até 2027.

A SpaceX trabalha para criar uma "constelações de satélites", que têm o objetivo de levar conexão para áreas remotas em todo o planeta. A companhia já lançou mais de 1.800 satélites desse tipo.

A intenção do governo é usar os satélites das empresas de Musk para levar internet de alta velocidade para a região amazônica, conectando escolas, unidades de saúde e comunidades indígenas em áreas remotas, onde é mais difícil chegar internet por fibra óptica, por exemplo.

A meta do ministério é conectar 100% das escolas da região até o final do ano.

'Constelação' de satélites ocupará órbita terrestre baixa e ficará bem mais próxima da Terra que os satélites geoestacionários

Arte/g1

Outro tema comentado por Musk é a o uso da tecnologia da SpaceX para ajudar na preservação da floresta amazônica e no desenvolvimento da região. Mas ainda não há detalhes sobre como será realizada essa colaboração.

O monitoramento via imagens de satélites do desmatamento na Amazônia Legal já acontece e é função do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, desde 1988. O nível de precisão das imagens é de 95%, segundo o próprio instituto.