Governo pro-Rússia em cidade do sul da Ucrânia instauram o rublo como moeda oficial

Governo pro-Rússia em cidade do sul da Ucrânia instauram o rublo como moeda oficial
Novas autoridades de Kherson, cidade atualmente sob domínio russo, anunciaram início das operações com dinheiro russo nesta segunda-feira (23). Moeda ucraniana seguirá circulando. Soldados russos em Kherson, na Ucrânia, no início da ocupação da cidade, em 11 de maio de 2022.

Olexandr Chornyi/AP

As novas autoridades pró-Rússia da região ucraniana de Kherson, conquistada por Moscou, estabeleceram nesta segunda-feira (23) o rublo russo como moeda oficial, que vai circular junto com a grivnia ucraniana.

"A região agora se torna uma zona de dupla moeda: o rublo circulará ao mesmo tempo que a grivnia. Empresas e empresários podem anunciar preços em ambas as moedas", anunciou a administração civil e militar pró-russa nessa região localizada no sul de Ucrânia.

"A taxa de câmbio é de dois rublos para uma grivnia", apontou em um comunicado publicado em sua conta do Telegram.

Mapa mostra a região de Kherson, no sul da Ucrânia

g1

A administração acrescentou que a primeira agência de um banco russo será aberta "muito em breve" em Kherson, a capital regional, e que "todos os empresários que quiserem" poderão abrir uma conta.

No final de abril, uma autoridade local garantiu que o rublo e a grivnia poderiam circular durante um período de transição, antes de uma mudança total para a moeda russa, possibilidade que não foi mencionada nesta segunda-feira pela administração regional pró-russa.

Autoridades locais e russas, no entanto, levantaram a possibilidade de que toda a região possa se tornar parte da Rússia.

Kherson foi a primeira cidade ocupada pelos russos, em 3 de março, após o início da ofensiva contra a Ucrânia em 24 de fevereiro. Já no início da ocupação, tropas russas impuseram que população começasse a usar o rublo.

A cidade é vizinha de Mariupol, também no sul, onde a Rússia anunciou a conquista completa na semana passada. O objetivo de Moscou é criar um cinturão de dominação no sul da Ucrânia, desde a região da Crimeia, que a Rússia anexou em 2014, até a do Donbass, no leste do país. Mariupol e Kherson estão no caminho entre ambas.

A Ucrânia não se manifestou sobre o anúncio de troca de moedas.

Leia também:

Rússia obriga moradores de região conquistada da Ucrânia a adotar o rublo

Rússia anuncia corte total de fornecimento de gás para Finlândia a partir de sábado