Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara 2 dias após destituição de crítico de Bolsonaro

Lincoln Portela é eleito vice-presidente da Câmara 2 dias após destituição de crítico de Bolsonaro
Marcelo Ramos foi destituído por decisão de Arthur Lira. Deputados Odair Cunha (PT-MG) e Geovania de Sá (PSDB-SC) foram eleitos para segunda e terceira secretarias, respectivamente. Lincoln Portela, deputado federal, em imagem de arquivo

Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O deputado Lincoln Portela (PL-MG) foi eleito nesta quarta-feira (25) novo vice-presidente da Câmara dos Deputados. Portela recebeu 232 dos 406 votos registrados no painel eletrônico da Câmara.

A eleição aconteceu dois dias após o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ter destituído do cargo o deputado Marcelo Ramos (PSD-AM), crítico crítico do presidente Jair Bolsonaro.

Cabe ao vice-presidente substituir o presidente da Câmara nas sessões e elaborar pareceres sobre projetos de resolução.

Segundo Arthur Lira, a destituição de Ramos foi "estritamente regimental" e seguiu um entendimento segundo o qual o integrante da Mesa que trocar de legenda partidária perderá o cargo.

Marcelo Ramos, por sua vez, disse acreditar que a decisão de Lira foi "política", não regimental, e atribuiu a destituição às críticas que têm feito ao governo.

Marcelo Ramos era filiado ao PL, mas deixou o partido e migrou para o PSD quando Bolsonaro se filiou à legenda.

Pelo critério da proporcionalidade, cabe ao PL indicar o vice-presidente da Câmara.

>>> Veja no vídeo abaixo os detalhes da destituição de Marcelo Ramos da Vice-Presidência da Câmara:

Marcelo Ramos perde cargo de vice-presidente da Câmara

Secretarias

Os deputados também elegeram nesta quarta-feira os novos nomes que irão assumir a segunda e a terceira secretarias da Mesa Diretora.

O mesmo ato que destituiu Ramos também retirou dos cargos as deputadas Marília Arraes (Solidaridade-PE) e Rose Modesto (União-MS).

Na Segunda Secretaria, assume o deputado Odair Cunha (PT-MG). Ele será responsável, por exemplo, por assuntos pertinentes a passaportes diplomáticos.

A Terceira Secretaria será ocupada pela deputada Geovania de Sá (PSDB-SC). Ela será responsável, por exemplo, por autorizar o reembolso de passagens aéreas e analisar pedidos de licença e justificativas de faltas.

Odair Cunha e Geovania de Sá foram candidatos únicos e indicados pelos respectivos partidos.