Aviões dos EUA e Japão fazem teste militar conjunto perto da Coreia do Norte

Aviões dos EUA e Japão fazem teste militar conjunto perto da Coreia do Norte
Exercício, segundo Forças Armadas norte-americanas, foi uma demonstração de força conjunta contra ameaças regionais, após Pyongyang lançar mísseis no mar no local. Teste ocorre após visita de Biden para fortalecer laços militares com região. Televisões em Seul, na Coreia do Sul, exibem o lançamento de um dos três mísseis que a Coreia do Norte diz ter disparado no mar próximo ao Japão, em 25 de maio de 2022

Kim Hong-Ji/ Reuters

Aviões das Forças Armadas dos Estados Unidos e do Japão fizeram testes militares conjuntos em sobrevoos no mar do Japão, próximo à Coreia do Norte, informaram os dois países nesta quinta-feira (26).

O exercício foi uma demonstração de força de ambos para a Coreia do Norte, que no dia anterior lançou mísseis no mar na mesma região.

No teste conjunto, oito aviões militares dos dois países voaram juntos, quatro F-15 japoneses e quatro F-16 norte-americanos, de acordo com as forças de defesa aéreas do Japão.

O objetivo, segundo um comunicado das Forças Armadas dos Estados Unidos, foi "exibir as capacidades combinadas para deter e combater ameaças regionais".

O teste acontece logo após a visita do presidente norte-americano, Joe Biden, ao Japão. Na quarta-feira (25), logo após Biden deixar o país, a Coreia do Norte lançou três mísseis no mar na mesma área.