Rede global transformando pesquisa em florestas tropicais da Terra

Rede global transformando pesquisa em florestas tropicais da Terra

Uma enorme rede global de pesquisadores está trabalhando em conjunto para tomar o pulso de nossas florestas tropicais globais.
O ForestPlots.net, coordenado pela University of Leeds, reúne mais de 2.500 cientistas que examinaram milhões de árvores para explorar o efeito das mudanças climáticas nas florestas e na biodiversidade.
Um novo artigo de pesquisa publicado na Biological Conservation explica as origens da rede e como o poder da colaboração está transformando a pesquisa florestal na África, América do Sul e Ásia.
O artigo inclui 551 pesquisadores e descreve 25 anos de descobertas no carbono, na biodiversidade e na dinâmica das florestas tropicais.
O professor Oliver Phillips, da Escola de Geografia de Leeds, disse: “Nosso novo artigo mostra como estamos vinculando estudantes, botânicos, engenheiros florestais e formuladores de políticas à tecnologia ForestPlots.net desenvolvida em Leeds. “Isso impulsiona um novo modelo de pesquisa coletiva. Isso está ajudando a transformar a compreensão científica de como as florestas tropicais funcionam – e como elas estão ajudando a desacelerar as mudanças climáticas.
“Nesta nova síntese, delineamos como essa colaboração foi construída e rastreamos o potencial estimulante da ciência colaborativa que atinge as florestas tropicais do mundo para incluir colegas de todos os países e origens”. ForestPlots.net oferece um lugar único para medir, monitorar e compreender as florestas do mundo, especialmente as florestas tropicais.
Fundada em 2009, cresceu rapidamente para rastrear 5.138 lotes em 59 países, com uma rede de 2.512 pessoas.
A colaboração, financiada pelo UK NERC e pela Royal Society, visa promover a cooperação entre países e continentes e permitir que os parceiros acessem, analisem e gerenciem as informações de seus lotes de longo prazo.
O professor Phillips diz que sua “abordagem central conecta pesquisadores de base de longo prazo para gerar resultados robustos em larga escala”.
“Esta comunidade global diversificada está medindo milhares de florestas árvore por árvore em lotes de longo prazo”. “Ao conectar pesquisadores tropicais e valorizar o papel-chave do criador dos dados na descoberta científica, nosso modelo de Rede de Pesquisa Social busca apoiar os principais trabalhadores que tornam a ciência de big data possível”.
ForestPlots.net hospeda dados de muitos pesquisadores e redes individuais, incluindo AfriTRON, ECOFOR, PPBio, RAINFOR, TROBIT e T-FORCES.
Trabalhando juntos de forma equitativa, a rede mostrou que o monitoramento de longo prazo das florestas no local é insubstituível, fazendo descobertas científicas em todo o mundo.
Por meio de análises em grande escala, os pesquisadores do ForestPlots.net descobrem onde e por que o carbono florestal e a biodiversidade respondem às mudanças climáticas e como ajudam a controlá-las com um sumidouro de carbono anual de um bilhão de toneladas.
O novo documento de pesquisa, “Tomando o pulso das florestas tropicais da Terra” usando redes de parcelas altamente distribuídas, fornece uma visão para o monitoramento mais integrado e equitativo dos ecossistemas mais preciosos da Terra. O artigo colaborativo é particularmente oportuno, pois também destaca o impacto que Leeds e seus parceiros de pesquisa tiveram na compreensão da dinâmica do carbono em florestas tropicais antes da conferência climática global COP26, que ocorre em Glasgow em novembro.