A vida em 2050: como será o ambiente onde você mora daqui a 20 anos?

A vida em 2050: como será o ambiente onde você mora daqui a 20 anos?

Bem-vindo ao capítulo final da série “Life in 2050”! Nossas partes anteriores examinaram como a vida será de diferentes pontos de vista – guerra , economia , educação , vida cotidiana , exploração espacial (em duas partes ), transporte e medicina. Hoje, concluímos as coisas dando uma olhada no impacto que as mudanças climáticas terão em meados do século.
Conforme observado algumas vezes nesta série, as mudanças climáticas são (e continuarão a ser) um dos principais motores das mudanças neste século (sendo o outro o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas).
E quando se trata de mudanças em nosso clima, o impacto resultante será significativo, de longo alcance e virá de várias formas.
Isso inclui crises ambientais e desastres naturais e as crises geopolíticas, econômicas, de saúde e humanitárias que daí resultarão. Nossas tentativas de resolver qualquer um desses problemas têm o potencial de exacerbar um ou mais dos outros. Em última análise, isso levanta algumas questões muito sérias.
Para começar, até que ponto as coisas vão ficar ruins até 2050? Em segundo lugar, como vamos lidar com os problemas previstos? E, por último, há uma chance de que as coisas melhorem depois de 2050 ou espera-se que elas continuem piorando? Curiosamente, a resposta a esta última pergunta depende de como lidamos com as duas primeiras.
As coisas vão piorar
Entre agora e 2050, continuaremos a ver um aumento nos riscos ambientais e relacionados ao clima, que são uma grande preocupação hoje.

Não importa o que aconteça, todos esses problemas devem piorar entre agora e 2050. A única pergunta é: as coisas vão melhorar depois de piorar? A diferença entre os dois se resume aos nossos esforços como espécie para lidar com nossos hábitos e dependências. Como mostra a pesquisa, o impacto geral em nosso meio ambiente depende inteiramente de nossa capacidade de conter as emissões de carbono.
Por esse motivo, as cúpulas ambientais internacionais estabeleceram metas básicas para a redução de emissões. Anteriormente, os signatários dos Protocolos de Kyoto identificaram concentrações atmosféricas de CO2 de 400 a 450 partes por milhão (ppm) como um limite. A teoria é que, se pudermos manter os níveis de CO2 abaixo dessa linha de base, poderemos mitigar as mudanças ambientais resultantes.
Para ilustrar, a última vez em que os níveis de CO2 atmosférico estiveram tão altos quanto estão hoje foi durante a Era Pleioceno (cerca de 3 milhões de anos atrás).
Neste momento, as temperaturas globais médias eram 3,6 a 5,4 ° F (2 a 3 ° C) mais altas do que eram durante a era pré-industrial (antes de 1750 até o presente), e os níveis do mar eram de 50 a 80 pés (15 a 25 metros) mais alto do que são hoje.
Infelizmente, em abril de 2015 , a NOAA anunciou que os níveis atmosféricos de CO2 atingiram 400 ppm e ainda estavam subindo. Em fevereiro de 2021, eles alcançaram 415 ppm e a tendência de alta continuará. Isso significa essencialmente que, mesmo que abandonássemos inteiramente os combustíveis fósseis hoje, os efeitos resultantes da mudança climática ainda serão sentidos por décadas (até mesmo séculos).
Nesse ponto, está claro que os níveis de CO2 não se estabilizarão tão cedo e que estabelecer novas metas é o melhor que podemos fazer. A única questão é: até que ponto seremos capazes de reduzir nossas emissões? Se pudermos mantê-los, e o CO2 atmosférico resultante dentro de um certo limite, as coisas vão melhorar depois de piorar. Se não o fizermos, as coisas continuarão a piorar.
Por causa disso, agências científicas engajadas nas ciências do clima e da Terra – NASA, Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e outros – criaram o clima modelos que oferecem diferentes cenários preditivos com base em quão altos os níveis de CO2 irão atingir.
Dias mais quentes se avizinham!
De acordo com o Quinto Relatório de Avaliação do IPCC (AR5), a temperatura média global aumentará entre 2,7 a 3,6 º F ( 1,5 ºC a 2 ºC). Como antes, esses números dependem inteiramente de nossa capacidade de conter as emissões de carbono. O primeiro é baseado em níveis atmosféricos acumulados de 430 a 480 gigatoneladas de CO 2 (GtCO 2 ), enquanto o último é baseado em níveis de 480 a 530.
Embora isso possa não soar como um grande aumento, é importante observar que isso representa uma média global, levando em consideração as variações sazonais e regionais. Deve-se notar também que o primeiro cenário representa uma redução de 50% nas emissões anuais de CO2 (em relação aos níveis de 2010), enquanto o último não reflete nenhuma mudança.
Nas latitudes médias da Terra, os dias mais quentes serão até 5,4ºF (3ºC) mais quentes no primeiro cenário, enquanto um aumento de até 7,2ºF (4ºC) ocorrerá no segundo cenário. Em latitudes mais altas, as noites mais frias aquecerão em 8,1 a 10,8 ° F (4,5 a 6 ° C), enquanto no Ártico, as temperaturas ficarão mais altas em 9,9 a 14,4 ° F (5,5 a 8 ° C) e os períodos de frio serão mais curtos.
Isso significa que menos gelo será retido pelas calotas polares a cada inverno, o que por sua vez significará maior absorção de radiação solar no verão. Também é estimado que 14% da população da Terra estará exposta a fortes ondas de calor pelo menos uma vez a cada cinco anos no primeiro cenário. Esse número salta para 37% e ondas de calor quase anuais no segundo.
As regiões densamente povoadas serão especialmente atingidas e até 350 milhões de pessoas nas megacidades sofrerão com o estresse causado pelo calor até 2050.
Da mesma forma, esses aumentos de temperatura levarão a uma severa seca em muitas partes do mundo, que terá um impacto drástico agricultura e aumento do estresse hídrico nas áreas urbanas. O Sul da Ásia estará em perigo particular, já que quatro das cidades mais populosas estarão localizadas lá em 2050. Estas incluem Mumbai (42,4 milhões; primeiro lugar), Delhi (36 milhões; segundo lugar) e Kolkatta (33 milhões; quinto lugar ) na Índia e em Dhaka (35,2 milhões; terceiro lugar) e Karachi (31,7 milhões; em oitavo lugar) nos vizinhos Bangladesh e Paquistão (respectivamente). As áreas que serão particularmente afetadas incluem o Mediterrâneo (Sul da Europa, Norte da África e Oeste da Ásia), África Subsaariana, América do Sul e Austrália.
Embora o número de mortos resultante seja difícil de prever, as ondas de calor recentes e as mortes resultantes indicam que não será nada bonito.
No oeste da Ásia e no Oriente Médio, o aumento das temperaturas entre 5,4 e 7,2ºF (3 e 4ºC) irá exacerbar muito o problema de secas e ondas de calor severas . Nesta região, uma pressão considerável já é colocada nos rios Tigre e Eufrates, que se originam nas montanhas do leste da Turquia e passam pela Síria e Iraque antes de entrar no Eufrates.
No verão de 2019, ondas de calor em junho e julho foram responsáveis pela morte de cerca de 1.500 pessoas na França , 400 na Holanda e 900 “mortes extras” no Reino Unido . Da mesma forma, em 2015, a Índia experimentou uma de suas ondas de calor mais intensas nos últimos anos, que causou mais de 2.500 mortes entre maio e junho .
Mais uma vez, esses cenários destacados representam a diferença entre uma redução de 50% nas emissões e um “business as usual”. Se as emissões de CO2 excederem a linha de base de 2010, a situação ficará muito pior. De acordo com o AR5, as emissões de 580 – 720 Gt resultarão em um aumento de 3,6 a 5,4 ° F (2 e 3 ° C), enquanto os níveis de 720 – 1000 Gt significarão um aumento de 6,3 ° F (3,5 ° C) ou mais. Embora os aumentos de temperatura nos dois cenários destacados tenham implicações significativas, eles serão potencialmente sustentáveis a longo prazo. Se as temperaturas médias aumentarem ainda mais, a vida se tornará insustentável para muitas regiões do planeta, com potencial para deslocar dezenas de milhões.
Elevação do nível do mar
Outra grande ameaça associada à mudança climática é a perspectiva de que o aumento da temperatura resultará na perda ou redução severa das calotas polares. Isso resultará no aumento do nível do mar em todo o mundo, ameaçando as cidades costeiras, bem como as regiões do interior onde os principais cursos de água estão conectados aos oceanos do mundo.
Essa tendência já está acontecendo e as consequências estão sendo sentidas em todo o mundo. De acordo com um estudo recente da NASA Goddard Space Flight Center , os níveis do mar têm vindo a aumentar a uma taxa média de 3,4 mm / ano, entre 15 de janeiro th , 1993, e 11 março th , 2021. Os mesmos dados indicam que desde 1900, global o nível do mar subiu em média 20 cm no total. De acordo com o Relatório Especial do IPCC sobre o Oceano e a Criosfera em um Clima em Mudança (publicado em 2019), até 2050 os níveis globais do mar (GSL) deverão ser 9,44 a 15 polegadas ( 24 a 38 cm) mais altos, em média.
No entanto, estimativas mais recentes da NOAA incorporaram novas descobertas sobre a dinâmica das camadas de gelo da Groenlândia e da Islândia.
Essas amostras de gelo indicam que os aumentos médios em GSLs têm se acelerado ao longo do tempo e que isso pode significar um aumento médio de 1 a 3 pés (0,3 a 0,9 m) até 2050. Durante as tempestades, as águas costeiras serão empurradas para o interior, levando a ocorrências drasticamente aumentadas de “inundações incômodas”.
Novamente, isso representa um aumento médio e irá variar dependendo da região, expansão térmica, mudanças nos ventos, calor ar-mar, fluxos de água doce, pressão atmosférica e adição de gelo derretido no oceano. Esses fatores irão alterar a circulação oceânica e os padrões climáticos, o que interromperá a pesca e ameaçará as regiões costeiras e baixas.
Mais uma vez, os centros urbanos serão especialmente atingidos, principalmente porque muitas pessoas vivem perto dos oceanos do mundo. De acordo com um relatório de 2017 da Conferência do Oceano da ONU , mais de 10% da população mundial vive em áreas costeiras que estão a menos de 33 pés (10 m) acima do nível do mar. Enquanto isso, cerca de 40% da população mundial vive a menos de 100 km da costa. Isso atinge cerca de 37% da população global que vive em “comunidades costeiras”, onde o acesso ao mar e aos recursos marinhos é vital para a vida e o sustento da população local. De acordo com as projeções divulgadas pelo Centro do Clima em 2019 , as inundações anuais e o aumento do nível do mar significarão que terras ocupadas por mais de 300 milhões de pessoas ficarão debaixo d"água.
Maior disseminação de doenças
Outra consideração importante apresentada pelo IPCC AR5 é como as mudanças de temperatura resultarão no aumento dos níveis de doenças.

Os principais impulsionadores dessa tendência incluirão o aumento das temperaturas, inundações, urbanização e o movimento das populações humanas em todo o mundo. Isso levará a um aumento nas doenças transmitidas por alimentos e água, especialmente aquelas transmitidas por pragas como pulgas, carrapatos e mosquitos.
Na verdade, em 2050, estima-se que metade da população mundial corre o risco de contrair doenças transmitidas por mosquitos , como malária , dengue e o vírus Zika. Como resultado, projeta-se que as doenças infecciosas ultrapassem as doenças cardíacas como a principal causa de morte no mundo, criando uma crise de saúde que custaria pelo menos US $ 100 trilhões no processo.
Níveis elevados de poluição do ar, ozônio ao nível do solo e alérgenos transportados pelo ar também levarão a taxas mais altas de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e outras doenças respiratórias. Combinado com outros vetores de doenças, isso colocará uma pressão significativa nos sistemas de saúde, especialmente nos centros urbanos dos países menos desenvolvidos.
Extinção de espécies
Outro grande alerta contido no AR5 é como a mudança climática impactará a biodiversidade e levará ao aumento das taxas de extinção de espécies devido a secas, incêndios florestais e a disseminação de espécies invasoras.
Mais uma vez, o relatório constatou que o impacto potencial variou consideravelmente entre aumentos de temperatura de 2,7 e 3,6º F ( 1,5ºC a 2ºC).
O relatório estudou 105.000 espécies de insetos, plantas e vertebrados e determinou que, em ambos os cenários, haveria um impacto significativo em suas populações. No primeiro cenário, projeta-se que 6% dos insetos, 8% das plantas e 4% dos vertebrados percam mais da metade de sua distribuição geográfica. Nestes últimos, esses números subiram para 18% dos insetos, 16% das plantas e 8% dos vertebrados.
As consequências disso seriam consideráveis. Para os insetos, a perda de alcance significaria uma perda de polinizadores, como abelhas , hoverflies e varejeira, que são essenciais para o ciclo de vida de inúmeras espécies de plantas (e agricultura). Nas regiões polares, o aumento da perda de habitat pode levar à extinção de espécies como pinguins e ursos polares.
Nas bacias oceânicas , tubarões, muitas espécies de peixes, raias e fitoplâncton estão se tornando cada vez mais ameaçados à medida que mudanças de temperatura e ecossistemas alterados forçam migrações para os polos e / ou para águas mais profundas e frias. O aumento das temperaturas também está levando ao branqueamento e perda de habitat em recifes de coral de água quente.
Mais uma vez, a extensão disso depende de qual cenário se concretizar. No primeiro, projeta-se que cerca de 7% das áreas de terra terão seus ecossistemas mudando de um tipo de bioma para outro, o que aumenta para 13% no segundo. As tendências de aquecimento também levarão à redução da biomassa da floresta tropical, ao aumento do desmatamento e à perda dos limites ao sul das florestas boreais.
Cidades afundando
A população da África deve aumentar em 83% e chegar a 2,5 bilhões em 2050, o que será impulsionado em grande parte pelo crescimento urbano, que triplicará em 2050. Os maiores centros populacionais deverão incluir Kinshasha, Lagos, Cairo, Cartum e Dar es Salaam, com populações que variam de 35 milhões (Kinshasha) a pouco menos de 16 milhões (Dar es Salaam).
Cada uma dessas cidades está localizada em um rio importante e / ou região costeira, o que significa que as inundações também serão uma grande preocupação. Como resultado da elevação do nível do mar e do clima extremo, essas cidades correm o risco de aumentar as inundações, o deslocamento de seus residentes e (em alguns casos) podem até precisar ser abandonadas.
Considere o Delta do Nilo, onde a maioria da indústria pesada e da população do Egito está atualmente localizada. Em 2050, grande parte do Delta estará submersa, o que significa que cidades como Alexandria estarão submersas, enquanto Cairo sofrerá fortes enchentes. Em parte para resolver isso, o Egito planeja mudar sua sede do governo para a Nova Capital Administrativa, localizada a 28 milhas (45 km) a leste.
Além disso, espera-se que muitas cidades em áreas baixas sejam completamente inundadas ou submersas até 2050. Isso inclui Basra, sul do Iraque e os litorais do sul do Paquistão e nordeste da Índia – ironicamente, já que uma severa seca estará ocorrendo coloque mais no interior. Mais a leste, Calcutá e grande parte do sul de Bangladesh também sofrerão enchentes e / ou ficarão submersos.
A cidade costeira de Mumbai, a capital financeira da Índia e uma das maiores cidades do mundo, também enfrenta fortes enchentes e pode até ser aniquilada pela elevação das marés. O centro histórico da cidade e todas as áreas densamente povoadas construídas na série de ilhas que compõem a região foram identificadas como estando em risco.
No sudeste da Ásia, pelo menos duas capitais importantes podem ter que ser abandonadas devido ao aumento do nível do mar e inundações. Isso inclui Bangkok e Jacarta , as capitais da Tailândia e Indonésia, respectivamente.
Da mesma forma, o Delta do Mekong também pode estar submerso, sem mencionar a cidade de Ho Chi Minh (antiga Saigon) e partes da capital do norte, Hanói.
Além disso, prevê-se que a capital Manila se torne a 12ª cidade mais populosa do mundo, com uma população de mais de 23,5 milhões . No entanto, estudos recentes também indicaram que a região metropolitana de Manila (e muitos outros lugares nas Filipinas) poderia efetivamente estar submersa até lá , forçando a evacuação de dezenas de milhões.
Na China, as enchentes e as marés altas ameaçam consumir o coração de Xangai , um dos centros econômicos mais importantes da Ásia, e muitas outras cidades ao seu redor. Depois, há o Delta do Rio das Pérolas , um importante centro econômico no sul da China que inclui Guangzhou, Shenzen, Hong Kong, Macau e outros.
Esta região abriga atualmente mais de 78 milhões de pessoas e também sofrerá inundações significativas até 2050. Na América do Norte, espera-se que cidades como Nova Orleans sejam submersas até 2050, apesar de seu extenso sistema de diques. O extremo sul dos Everglades, na Flórida , também ficará submerso desta vez, assim como grande parte do estado mexicano de Tabasco e da Riveria maia no sul do México.
Mais ao norte, as enchentes também devastarão grande parte do sul da Filadélfia, Hoboken, Newark, Jersey City e a costa sul de Long Island. No oeste, a cidade canadense de Vancouver (que fica no Delta do Rio Fraser) estará em grande parte submersa, assim como as cidades ao longo da costa ao norte de Seattle e partes de São Francisco .
À altura do desafio?
Lidar com a gama de mudanças que resultarão das mudanças climáticas não será uma tarefa fácil. Em todo o mundo, novas pandemias, condições meteorológicas extremas , migrações em massa, conflitos e desastres naturais levarão ao colapso o alívio em desastres, a saúde e os governos. Se não for tratada adequadamente, o número de mortos deve chegar a algumas centenas de milhões ou mais.
Em suma, o mundo será dividido entre dois extremos: chuvas fortes, inundações e marés violentas de um lado, e secas, incêndios florestais e doenças do outro. Visto que algumas partes do mundo serão mais atingidas do que outras, esses riscos desencadearão migrações em massa, o que levará a crises humanitárias.
Com seus recursos estressados ao ponto de quebrar – especialmente alimentos, água e remédios – as nações menos impactadas do mundo estarão dispostas ou serão capazes de fazer muito. Na verdade, o aumento da escassez em casa provavelmente levará a governos isolacionistas e xenófobos, cuja solução para a crise é fechar a porta e levantar barreiras.
Esses problemas já são aparentes no mundo de hoje e ganharão velocidade com o passar do tempo. Felizmente para todos nós, as soluções também já estão aqui, e seu desenvolvimento e adoção serão acelerados à medida que 2050 se aproxima. Para começar, a tecnologia de dessalinização já percorreu um longo caminho, especificamente como meio de lidar com a escassez de água no futuro.
Existem também inúmeras tecnologias projetadas para reduzir o uso de água, reciclar a água cinza e eliminar o desperdício. Big data e aprendizado de máquina também estão sendo usados para lidar com os vários sintomas da mudança climática, garantindo melhor monitoramento, resposta a desastres e prevenção.
O planejamento urbano e o projeto arquitetônico também estão evoluindo para enfatizar a sustentabilidade e potencialmente transformar as megacidades em centros de inovação verde.
Existem também muitas maneiras de mitigar inundações, que vão desde projetos de engenharia de grande escala a soluções individualizadas de pequena escala .
Como Xangai é a maior cidade e centro econômico da China, espera-se que aquele país faça o que for preciso para manter a cidade “ inafundável “. Muitas outras cidades estão fazendo o mesmo na preparação, desde a construção de linhas costeiras até a construção de diques. E há inúmeras maneiras de os humanos reduzirem sua pegada de carbono e a quantidade de lixo que geram.
Uma delas é a adoção de energias e combustíveis alternativos, o que está cada vez mais fácil graças aos menores custos e maior eficiência. Em 2050, projeta-se que as energias renováveis forneçam 49% da eletricidade global , seguidas do gás natural (23%), carvão (23%) e nuclear (5%). Conforme a mudança climática continua a se tornar mais premente, os esforços de adoção e a produção aumentarão ainda mais.
Além de reduzir nossas emissões, também existem estratégias para reduzir a quantidade de CO2 que já está em nossa atmosfera.
Eles assumem a forma de tecnologia de captura de carbono , árvores geneticamente modificadas , árvores artificiais, superfícies que consomem fumaça, reciclagem de carbono e engenharia geológica (também conhecida como geoengenharia).
Como diz o ditado, “todo problema tem solução”. No entanto, em muitos casos, toda solução potencial tem uma janela de oportunidade. Perca essa janela e o problema continuará a piorar e exigirá medidas mais drásticas. Se a humanidade puder reduzir significativamente sua pegada de carbono entre agora e 2050, podemos esperar que as mudanças em nosso clima sejam sustentáveis.
Se não pudermos, podemos esperar alguns resultados bastante severos. Juntamente com todas as mudanças que resultarão de nossa base tecnológica em rápida mudança, podemos esperar que o mundo de 2050 seja muito diferente do que é hoje.
Na verdade, você poderia dizer que seria o suficiente para assustar e surpreender qualquer pessoa viva hoje!
Em qualquer caso, 2050 virá sozinho, e ser taciturno sobre como as coisas podem ficar ruins não é uma maneira eficaz de lidar com a mudança. O que importa é o que fazemos aqui e agora e que levemos a sério a perspectiva dessas mudanças. Afinal, se fizermos nosso trabalho direito, as coisas ainda podem piorar antes de melhorar. Mas, no final das contas, eles vão melhorar!