Ministério da Justiça lança plano de combate a incêndios e queimadas florestais em biomas do país

Ministério da Justiça lança plano de combate a incêndios e queimadas florestais em biomas do país
O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou, nesta terça-feira (21), o envio de uma força-tarefa para atuar no combate a incêndios e a queimadas florestais.

É a segunda edição da operação Guardiões do Bioma. O foco do trabalho, neste ano, será nas regiões da Amazônia, do Cerrado, do Pantanal, da Mata Atlântica e da Caatinga.

Cerca de 6 mil agentes das forças de segurança vão atuar em 15 estados: Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul e Tocantins.

Segundo o Ministério da Justiça, o governo vai destacar 1,8 mil agentes da Força Nacional de Segurança Pública e 3 mil brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Já os estados devem contribuir com um efetivo de 1,2 mil combatentes.

A expectativa do ministério é que a força-tarefa siga até janeiro de 2023, quando deve acabar o período crítico da seca.

Estratégia contra queimadas

O Ministério da Justiça disse que vai coordenar os trabalhos dos órgãos de segurança nas matas. O custo das diárias dos combatentes vai ser custeado pelo governo federal.

Segundo a pasta, os agentes de segurança "vão monitorar e realizar ações efetivas nos locais onde há grande focos de incêndio, além de apurar crimes".

A primeira fase da Operações Guardiões do Bioma contra combate a queimadas e incêndio florestais foi lançada em julho do ano passado e terminou no fim de janeiro. Segundo balanço do governo, naquele período os profissionais da força-tarefa combateram 18 mil focos de incêndio florestais e atuaram contra 7 mil crimes ambientais.