Por telefone, Putin garante a Bolsonaro que seguirá fornecendo fertilizantes, diz Kremlin

Por telefone, Putin garante a Bolsonaro que seguirá fornecendo fertilizantes, diz Kremlin
Segundo Moscou, presidente russo garantiu ao brasileiro que cumprirá com todas as suas obrigações para fornecer fertilizantes ao Brasil. Bolsonaro e Putin já haviam se falado no encontro do Brics, na semana passada.

Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro e o líder russo, Vladimir Putin, falaram nesta segunda-feira (27) por telefone para discutir a crise global dos alimentos e o fornecimento de fertilizantes da Rússia ao Brasil, afirmou o Kremlin.

Segundo o governo russo, Putin garantiu a Bolsonaro que cumprirá com "todos os seus compromissos para fornecer fertilizantes ao Brasil", segundo um comunicado.

Leia também:

EUA pedem que países os procurem se tiverem problemas com exportações de comida e fertilizantes da Rússia

Saiba quanto o Brasil importa de fertilizantes da Rússia

Cerca de 70% dos fertilizantes usados na agricultura brasileira vem do exterior, e a Rússia é a principal fornecedora do Brasil.

Por isso, o temor a uma falta de fertilizantes no Brasil cresceu com o avanço da guerra na Ucrânia, que vem provocando uma crise global na distribuição de alimentos - principalmente porque Rússia e Ucrânia lideram as exportações de grãos para o mundo.

Em 2021, 23% dos adubos ou fertilizantes químicos importados vieram da Rússia, aponta o levantamento do Comex Stat, do Ministério da Economia. São mais de 9,2 milhões de toneladas do produto.

O Itamaraty ainda não se manifestou sobre o telefonema entre Putin e Bolsonaro.