Ghislaine Maxwell, parceira de Jeffrey Epstein condenada por facilitar crimes sexuais, recebe pena de 20 anos

Ghislaine Maxwell, parceira de Jeffrey Epstein condenada por facilitar crimes sexuais, recebe pena de 20 anos
A condenação da filha do magnata britânico da imprensa Robert Maxwell, de 60 anos, que tem nacionalidade americana e francesa, é inferior à pena de 30 a 55 anos pedida pela promotoria. Ghislaine Maxwell em uma coletiva nas Nações Unidas, em 2013

UNTV/Divulgação/ via REUTERS

Ghislaine Maxwell foi sentenciada nesta terça-feira (28) a 20 anos de prisão por um juiz federal americano por ajudar o falecido consultor financeiro Jeffrey Epstein a abusar sexualmente de menores.

A condenação da filha do magnata britânico da imprensa Robert Maxwell, de 60 anos, que tem nacionalidade americana e francesa, é inferior à pena de 30 a 55 anos pedida pela promotoria.

Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Jeffrey Epstein, é declarada culpada de crimes sexuais

Maxwell, de 60 anos, foi declarada culpada em dezembro de tráfico sexual de menores para o então financista.

Seus advogados haviam pedido clemência ao tribunal, alegando uma infância traumática. Acrescentaram que ela foi acusada injustamente, uma vez que Epstein escapou do julgamento ao cometer suicídio em uma prisão de Nova York em 2019.

No documento apresentado na semana passada ao tribunal de Nova York, a promotoria argumenta que Maxwell deve ser sentenciada entre 30 e 55 anos de prisão, pois demonstrou "total falta de remorso" por seus crimes, escreveu o promotor do tribunal de Manhattan Damian Williams.

"Em vez de mostrar um sinal de responsabilidade, a acusada faz uma tentativa desesperada de transferir a culpa para qualquer outro lugar", apontou.

"Maxwell era uma adulta que fez suas próprias escolhas. Escolheu explorar sexualmente muitas menores" e "escolheu conspirar com Epstein por anos, trabalhando como parceiros criminosos causando danos devastadores a vítimas vulneráveis", acrescentou.

Maxwell, filha do ex-magnata da mídia britânica Robert Maxwell, está presa desde 2020.

Durante o julgamento, a promotoria argumentou que Maxwell foi chave no esquema montado por Epstein para recrutar jovens para fazer massagens, durante as quais ele abusava delas.

A socialite foi considerada culpada de 5 das 6 acusações, o que pode levá-la a passar o resto de seus dias na cadeia.