A líderes da igreja Ortodoxa, Papa acusa Rússia de imperialista e expansionista

A líderes da igreja Ortodoxa, Papa acusa Rússia de imperialista e expansionista
Em novo discurso contra a guerra na Ucrânia proferido aos religiosos, pontífice lamentou o conflito 'cruel e sem sentido no qual cristãos se enfrentam entre si'. Francisco e líder ortodoxo russo trocaram críticas por conta dos ataques russos ao país vizinho. Papa Francisco em encontro com líderes da igreja ortodoxa no Vaticano, em 30 de junho de 2022.

via Reuters

Em reunião com líderes da igreja ortodoxa, o Papa Francisco acusou nesta quinta-feira (30) a Rússia de fazer "imperialismo, expansionismo e uma conquista armada" no país vizinho.

Durante encontro com os religiosos, em uma sala reservada do Vaticano, o pontífice lamentou ainda o conflito "sem sentido e cruel" e disse que "cristãos estão lutando entre si".

As relações entre a igreja Católica e a Ortodoxa se estremeceram desde o início da guerra na Ucrânia por conta da troca de críticas entre Francisco e o líder da igreja ortodoxa russa, o patriarca Kirill, próximo do presidente russo, Vladimir Putin, e abertamente a favor da guerra na Ucrânia.

Ambos tinham um encontro marcado para acontecer em junho em Israel, mas o pontífice decidiu cancelar, recomendado por conselheiros do Vaticano, depois de constantes declarações do líder ortodoxo russo em apoio à ofensiva russa na Ucrânia.