Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Cadeias Produtivas

AMAZONAS realiza diagnóstico de cadeias produtivas em Unidades de Conservação

Os estudos iniciaram em setembro de 2021 e devem ser realizados até o fim do mês de julho de 2022.


MANAUS - A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), por meio do projeto "Consolidando a implementação de políticas socioambientais no Sistema Estadual de Unidades de Conservação do Amazonas", iniciou o diagnóstico de cadeias produtivas de 15 áreas protegidas.

Entre as cadeias produtivas que estão sendo estudadas para realização de diagnóstico, estão a mandioca, a banana, o açaí, o pirarucu, a pesca esportiva, o uso público com base comunitária, a castanha, a copaíba e o murumuru.

Os estudos iniciaram em setembro de 2021 e devem ser realizados até o fim do mês de julho de 2022.

As Unidades de Conservação (UC) beneficiadas são: Área de Proteção Ambiental (APA) Caverna do Maroaga; Floresta Estadual de Maués; Reservas Extrativistas (Resex) Catuá-Ipixuna, Resex do Rio Gregório; Resex Canutama; Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Cujubim; RDS do Juma; RDS Rio Negro; RDS Piagaçu-Purus; RDS do Rio Amapá; RDS Rio Madeira; RDS Uatumã; RDS Uacari; RDS Amanã e RDS Mamirauá.

Consolidação

Por meio do projeto, o Estado investiu mais de R$ 4,3 milhões em recursos humanos, para apoiar a manutenção e a consolidação de 15 Unidades de Conservação geridas pelo Estado.

O projeto tem como meta o diagnóstico de 24 cadeias produtivas. E a realização de 15 capacitações para o aprimoramento da produção rural e de produtos da bioeconomia e suas cadeias produtivas, nas Unidades de Conservação (UC).

Até o momento, foram realizados 15 diagnósticos e duas capacitações. As formações foram de guia de pesca e beneficiamento de pescado, para moradores da RDS do Juma.

O projeto também prevê o apoio ao empoderamento e fortalecimento de organizações comunitárias; apoio aos processos de elaboração e revisão dos Planos de Gestão de UCs; apoio aos processos de funcionamento de conselhos gestores de UCs; entre outras atividades.

A ideia é que o diagnóstico das cadeias produtivas possa fortalecer a bioeconomia no estado e gerar renda para os comunitários.

FOTO: Divulgação/Sema

Amazonas APA Presidente Figueiredo Maués Ipixuna Rio Gregório Canutama Cujubim Rio Juma Rio Negro Rio Purus Rio Amapá Rio Madeira Uatumã Rio Uacari Anamã Mamirauá Bioeconomia RTeal Radio TV Brasil amazonianaval-radio Amazonia Naval SEMA Meio Ambiente

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!