Morre Paulo Cunha, ex-presidente do Grupo Ultra e da Abiquim

Morre Paulo Cunha, ex-presidente do Grupo Ultra e da Abiquim
Empresário fluminense morreu aos 82 anos; ele também presidiu o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). Morreu neste domingo (3), aos 82 anos, o empresário carioca Paulo Cunha, ex-presidente do Grupo Ultra, da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) e do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP).

Em nota publicado no site do Grupo Ultra, a empresa ressaltou a trajetória do empresário e afirmou que a morte de Cunha representa uma "grande perda para o Grupo Ultra e para o país". Entre as empresas que fazem parte do Grupo Ultra estão Extrafarma, Ipiranga e Ultragaz.

Empresário Paulo Cunha morre aos 81 anos no Rio de Janeiro

Cunha iniciou a carreira no grupo em 1967 e atuou como presidente do Ultrapar entre 1981 e 2006. Ele foi o responsável pela reestruturação da empresa e pela abertura do capital do grupo em 1999, simultaneamente na Bolsa de São Paulo e na de Nova York.

Além da empresa, o empresário foi um dos fundadores do Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), e presidiu o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e a Abiquim.

"Paulo Cunha foi grande apoiador da indústria brasileira e um dos idealizadores do modelo tripartite que contribuiu para a rápida industrialização do país, formando alianças entre o setor privado, empresas públicas e sócios estrangeiros, sempre sob comando nacional", disse o grupo Ultra na nota.

Em nota também divulgada hoje, a Abiquim afirmou que não é possível "falar em indústria química brasileira sem mencionar o nome de Paulo Guilherme Aguiar Cunha". "Seu empenho inspirador na criação e no desenvolvimento do setor químico nacional será para sempre seu grande legado", acrescentou.

Já o IBP, presidido por Cunha de 1984 a 1986, afirmou em nota que o empresário "deixa um legado de ética, visão de longo prazo, austeridade na vida pessoal e profissional, valorização das pessoas e da atividade industrial, do empreendedorismo, da educação e da inovação tecnológica".