Com enchente, estrada de acesso ao Porto de Iranduba é interditada após apresentar rachaduras

Flutuante é utilizado como ponto alternativo de embarque e desembarque de ribeirinhos, segundo prefeitura do município.

Com enchente, estrada de acesso ao Porto de Iranduba é interditada após apresentar rachaduras

Iranduba (Amazonas) - Com a cheia dos rios, que já afeta quase todo o Amazonas, a estrada de acesso ao porto de Iranduba, município distante 38,8 quilômetros de Manaus, foi interditada para pedestres na quarta-feira (19).

Carros já não passavam no local, segundo a prefeitura, desde a semana passada, por conta de uma rachadura e risco de desabamento da pista. Agora, pedestres também estão proibidos de passar.

Segundo o Instituto Municipal de Trânsito e Transportes do município, há risco de rompimento em razão da força da correnteza, a pista pode romper a qualquer momento. Por enquanto, os barcos não atracam no porto. Os ribeirinhos pegam uma lancha até onde até o trecho onde os carros podem descer. Um flutuante privado está sendo utilizado como ponto de embarque e desembarque temporariamente, mas a prefeitura do município estuda novos pontos alternativos.

Cheia no Amazonas

Pelo menos 58 dos 62 municípios enfrentam os problemas causados pela inundação, segundo informou a Defesa Civil nesta quinta-feira (20). O total de pessoas afetadas em todo estado chega a 414.371 mil .

De acordo com o levantamento, em todo o estado, somente as cidades de Humaitá, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Apuí não reportaram questões relacionadas à cheia.

Em Manaus, o nível do Rio Negro atingiu 29,81 centímetros nesta quinta-feira (20). A cheia na capital já é a segunda maior da história, desde o início dos registros em 1902 e está a apenas 16 centímetros do recorde de 2012.