Conheça Rishi Sunak, filho de imigrantes indianos que lidera votações para primeiro-ministro do Reino Unido

Conheça Rishi Sunak, filho de imigrantes indianos que lidera votações para primeiro-ministro do Reino Unido
Sunak é casado com uma bilionária, foi ministro de Finanças do Reino Unido e, agora, lidera as votações do Partido Conservador para o cargo de premiê do Reino Unido. Ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak, durante campanha para primeiro-ministro britânico

REUTERS/Henry Nicholls

Rishi Sunak, um homem de 42 anos, filho de imigrantes de origem indiana, já foi o ministro das Finanças do Reino Unido e, agora, lidera as votações do Partido Conservador para se tornar o próximo primeiro-ministro do país.

A queda do primeiro-ministro Boris Johnson foi acelerada pelo pedido de demissão de Sunak, que era um dos principais membros do governo.

Depois que Johnson renunciou, Sunak se candidatou ao cargo de líder do Partido Conservador e primeiro-ministro.

Rishi Sunak lidera primeira rodada de votação em disputa para vaga de primeiro-ministro do Reino Unido

Na primeira rodada de votação interna, ele teve 88 votos de colegas e ficou em primeiro lugar.

Na segunda rodada, ele teve 101 votos, liderando mais uma vez, contra 83 da segunda colocada, Penny Mordaunt. A disputa continua com sucessivas votações até a próxima semana, quando dois finalistas disputam os votos de todos os filiados ao partido. O processo segue até 5 de setembro, quando é anunciado um vencedor.

Um dos favoritos para suceder Johnson

Mesmo antes da queda de Johnson, Sunak já era visto como um nome forte para se tornar o próximo líder do Partido Conservador.

Sunak é filho de imigrantes de origem indiana que emigraram da África. Ele é visto como um exemplo do multiculturalismo britânico atual.

O candidato estudou em uma escola de elite do Reino Unido e depois na universidade de Oxford, uma das mais tradicionais do mundo. Além disso, fez um mestrado em Stanford, nos Estados Unidos.

Depois de formado, trabalhou em um fundo de investimentos.

Em 2015, foi eleito deputado pelo Partido Conservador, sendo nomeado para a pasta de Finanças em fevereiro de 2020, aos 39 anos.

Ministro durante a Covid-19

Quando começou a pandemia de Covid-19, o Ministério das Finanças, com Sunak como titular, fez uma série de programas com auxílios para moradores e empresas. Os pacotes foram elogiados e fizeram com que ficasse conhecido.

Mas Sunak chegou a ser criticado como ministro pela alta da taxa de juros.

Na vida pessoal, também houve repercussão ruim nos jornais quando a esposa dele, Akshata Murty, conseguiu deduções do Imposto de Renda, mesmo sendo muito rica de família. Murty é bilionária, filha do fundador da empresa de tecnologia indiana Infosys.

O candidato também foi multado por ter violado as regras do lockdown (ele participou de uma festa de aniversário de Boris Johnson em 2020).

Veja os vídeos mais assistidos do g1