GOVERNO do Amazonas realiza capacitação para pescadores em Boa Vista do Ramos

Parceria entre Sepror e Prefeitura capacitou 11 participantes do município

GOVERNO do Amazonas realiza capacitação para pescadores em Boa Vista do Ramos

BOA VISTA DO RAMOS (AM) - O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista do Ramos e a Colônia de Pescadores Z-15, promoveram, de quinta-feira (21/07) a sábado (23/07), a "Capacitação em Beneficiamento de Pescado com Ênfase na Retirada de Espinhas de Peixes", voltada para feirantes, pescadores, piscicultores e público em geral daquele município.


A oficina realizada em Boa Vista do Ramos (distante 271 quilômetros de Manaus), foi ministrada na sede da Colpesca Z-15 pela técnica em recursos pesqueiros, Nalva dos Santos; a engenheira ambiental Gláucia Lima; e o assessor Nilton César, da Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura da Sepror, que abordaram as boas práticas na manipulação do pescado, com ênfase na retirada de espinhas de tambaqui.

A primeira oficina ocorreu pela manhã no horário de 8h às 12h e das 14h às 18h, respectivamente, e capacitou 11 participantes. Durante a capacitação os alunos executaram a parte prática, com o beneficiamento do pescado que consiste na retirada das vísceras e bandagem de tambaqui, seguida pela retirada de espinhas em formato Y.


Os alunos também utilizaram as sobras das retiradas de espinhas para processamento e, assim, obter o picadinho de peixe, evitando o desperdício. O picadinho é um subproduto que pode ser utilizado para preparo de almôndegas, fishburguer, empanados, recheios para salgados, dentre outros.

Foto: Divulgação/Sepror