PADRÃO de Qualidade: Laudo de Identificação Geográfica (IG) do Queijo é assinado durante Festa do Leite em Autazes

A IG deve proteger e reconhecer a qualidade e a procedência dos Queijos de Autazes

PADRÃO de Qualidade: Laudo de Identificação Geográfica (IG) do Queijo é assinado durante Festa do Leite em Autazes
AUTAZES (AM) - Para que os produtores do município de Autazes (a 113 quilômetros distante de Manaus) possam agregar valor e ter acesso a novos mercados consumidores, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), participou, na sexta-feira (29), da assinatura do Laudo de Delimitação de Área da Identificação Geográfica (IG) "Queijos de Autazes". O Selo de IG garante controle de origem, rastreabilidade e qualidade da produção da cidade.

O processo foi conduzido pela Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no Amazonas (SFA-AM/MAPA) com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (SEBRAE/AM), em parceria com o Governo do Amazonas.

De acordo com o secretário da Sepror, Petrucio Magalhães Júnior, é mais uma conquista para o municípios inseridos no território de produção, com especial destaque para Autazes, que já é conhecido tradicionalmente como a "Terra do Leite", e que também se destaca nas reservas de silvinita e potássio.

"São vários os benefícios em alcançar a IG. O primeiro é o reconhecimento da tradição, em como o queijo é produzido no na região a muitas gerações. Isso agrega valor ao produto e possibilita o acesso a novos mercados para as famílias do campo", ressalta Petrúcio.

No Amazonas, outras seis Indicações Geográficas já foram reconhecidas pelo Governo Brasileiro. Autazes poderá ser o próximo território a alcançar tal reconhecimento, para que os queijos da região sejam reconhecidos, protegidos e valorizados no mercado consumidor do Brasil. Os outros produtos são: peixes ornamentais do Rio Negro, guaraná de Maués, guaraná Andirá- Marau, farinha de mandioca de Uarini, Abacaxi de Novo Remanso e pirarucu de Mamirauá.


"Um grande momento, uma conquista cada vez mais próxima da tão esperada Identidade Geográfica dos Queijos de Autazes, consolidando essa verdadeira grife que Autazes construiu em quase um século de história, da nossa maior bacia leiteira que tem o número crescente no mercado consumidor do Amazonas", finalizou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Amazonas, Muni Lourenço.

FOTOS: Divulgação