VILA de Lindóia terá unidade do Idam para fortalecer agricultura familiar

A nova unidade do Idam no distrito deve começar a funcionar em até dois meses.

VILA de Lindóia terá unidade do Idam para fortalecer agricultura familiar

ITACOATIARA (AM) - Em reunião organizada pelo Grupo Formigueiro, um coletivo de diversas comunidades de agricultores na região de Lindóia, um dos mais importantes distritos do município de Itacoatiara, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), recebeu a determinação do governo do Estado para a instalação de uma unidade local, afim de fortalecer as ações na produção de alimentos, em encontro realizado na última sexta-feira (31), no centro de descanso Monte Sião.

Após o declínio das cadeias produtivas, observado ao longo de 20 anos, a produção de carvão passou a ser uma das principais, em muitos locais a única, alternativa econômica das famílias. Somando-se a isso, as dificuldades logísticas impuseram muitas restrições aos produtores. Todas as demandas foram avaliadas e comprovam a necessidade de um novo espaço para atendimento dos trabalhadores.

"A reconstrução da AM-010 e a reestruturação de diversas vicinais renova a esperança por melhores dias. São centenas de produtores que precisam de orientação. Estamos muito felizes com mais essa expansão do Idam", revela Tomás Sanches, diretor Presidente do Instituto.

Outra notícia festejada pelos agricultores é quanto ao anúncio do início da mecanização dos trabalhos, com a chegada de um trator. "Aguardamos por esse momento há muito tempo. Estamos muito felizes. Vamos aliviar os calos e as horas embaixo do sol", comemora Madalena Caldas, que trabalha com mandiocultura, no Ramal da Paz, no quilômetro 158 da Am-010.

A nova unidade do Idam no distrito deve começar a funcionar em até dois meses.