Coreia do Norte apoia China contra 'interferência descarada' dos EUA em Taiwan

Coreia do Norte apoia China contra 'interferência descarada' dos EUA em Taiwan
Posicionamento do governo norte-coreano é reação à chegada de Nancy Pelosi, segunda na sucessão presidencial dos Estados Unidos, em Taiwan, na terça-feira. Nancy Pelosi visita o parlamento em Taipei, Taiwan, na quarta-feira (3)

REUTERS/Ann Wang

A Coreia do Norte classificou a visita da presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, a Taiwan, como uma "interferência insolente" dos Estados Unidos nos assuntos internos da China, informou Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) nesta quarta-feira (3), horário local.

Pelosi, a segunda na sucessão presidencial, chegou a Taipei na terça-feira, tornando-se a autoridade americana de mais alto escalão a visitar a ilha em 25 anos. Pequim deixou claro que considera a presença da norte-americana uma provocação e lançou advertências.

"A situação atual mostra claramente que a interferência descarada dos EUA nos assuntos internos de outros países e suas provocações políticas e militares intencionais são, de fato, a causa raiz do assédio à paz e à segurança na região", declarou o porta-voz do governo norte-coreano.

Pyongyang também condenou a interferência de qualquer força externa na questão de Taiwan e disse apoiar totalmente a posição do governo chinês. "Taiwan é uma parte inseparável da China e a questão de Taiwan diz respeito aos assuntos internos da China", pontuou o porta-voz.

5 pontos para entender a tensão causada pela visita de Nancy Pelosi a Taiwan