Guedes diz que o país já 'sacudiu a poeira' das crises e está 'pronto para outra'

Guedes diz que o país já 'sacudiu a poeira' das crises e está 'pronto para outra'
Ministro da Economia participou de painel da Expert XP, em São Paulo, nesta quarta-feira (3). O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quarta-feira (3) que a economia brasileira está recuperada dos choques causados pela Covid e pela Guerra da Ucrânia, e que o país está "pronto para outra".

Guedes foi um dos convidados da Expert XP, evento para investidores realizado em São Paulo.

O ministro da Economia, Paulo Guedes

Adriano Machado/Reuters

Para o ministro, a subida de juros no país e medidas recentes de incentivo fiscal colocam o Brasil à frente de economias desenvolvidas para enfrentar o cenário de desaceleração da economia global.

"Tem muito país que não vai aguentar o tranco. O Brasil já sacudiu a poeira e está pronto para outra", disse Guedes.

O ministro afirmou que a queda do desemprego e revisões para cima das projeções do Produto Interno Bruto (PIB) mostram que o país entrou no "ciclo longo de crescimento" enquanto economias desenvolvidas estão saindo desta fase.

Guedes negou que os recentes dribles ao teto de gastos para criação do teto de ICMS para combustíveis e a PEC Kamikaze — que amplia o Auxílio Brasil e cria de vouchers para caminhoneiros, por exemplo — signifiquem abandono da responsabilidade fiscal.

"Está tudo dentro do princípio de responsabilidade fiscal", disse o ministro. "Não vamos morrer por um dogma de austeridade", prosseguiu.

Guedes atribuiu os resultados a reformas estruturantes feitas pelo governo, como a Reforma da Previdência, marcos regulatórios e os leilões de concessão pública.

"O Brasil está condenado a crescer", afirmou.

O ministro disse ainda que o país fez uma reforma administrativa "quase invisível" ao digitalizar serviços públicos.

Por fim, Guedes comparou as reduções de tributos a combustíveis a uma espécie de reforma tributária.

"O que vamos fazer com esse dinheiro? Dar reajustes [ao funcionalismo], como aconteceu aqui [São Paulo]? Vamos baixar impostos para distribuir para a população."

O ministro fez ainda previsões para o PIB neste ano, em que o crescimento poderia chegar a 3,5% em 2022. Ele afirma, porém, que o resultado não deve ser alcançado porque a subida de juros deve causar uma desaceleração da economia ainda neste ano.

"Não se assustem: o pior já passou. Enfrentamos a pandemia e saímos melhor do outro lado", disse Guedes.

"O ano que vem, com inflação caindo, vamos crescer mais. Será um bom ano e dias melhores."