Blue Origin, de Jeff Bezos, completa seu 6º voo espacial tripulado

Blue Origin, de Jeff Bezos, completa seu 6º voo espacial tripulado
Empresa do fundador da Amazon levou mais seis turistas ao espaço em voo suborbital de 10 minutos. Blue Origin realiza 6ª viagem espacial tripulada

A Blue Origin, empresa de foguetes de Jeff Bezos, concluiu mais uma viagem nesta quinta-feira (4). Em um voo suborbital, a missão NS-22 levou seis pessoas ao espaço, incluindo a primeira egípcia e o primeiro português a alcançarem este feito.

Esta é a sexta viagem de turismo espacial da Blue Origin em pouco mais de um ano. A primeira foi no final de julho de 2021 com o próprio Jeff Bezos a bordo. Em julho deste ano, o brasileiro Victor Hespanha participou de uma missão da empresa e se tornou o segundo brasileiro a ir ao espaço.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

O voo espacial teve 10 minutos de duração e foi realizado no foguete New Shepard, o mesmo modelo usado em outras missões da companhia. O preço que os turistas pagaram para participar da viagem não foi revelado.

A decolagem foi feita em uma base no oeste do Texas. A cápsula, impulsionada pelo lançador, atingiu uma altitude de mais de 100 quilômetros antes de descer de paraquedas e pousar no deserto.

Entenda a diferença de voo orbital e suborbital

Veja 10 vídeos que resumem 1 ano de turismo espacial

Missão NS-22 da Blue Origin levou mais seis turistas ao espaço

Divulgação/Blue Origin

Os passageiros puderam experimentar a gravidade zero, que os levantou de seus assentos por alguns momentos, e ver a curvatura da Terra através de grandes janelas. "Estou flutuando", disse um passageiro a bordo.

O programa "Space for Humanity", que visa dar acesso ao espaço a pessoas que não são astronautas, patrocinou Sara Sabry, engenheira egípcia e fundadora de uma associação para promover a pesquisa espacial.

Mario Ferreira, empresário português que participou no Rally Dakar, também subiu a bordo do New Shepard.

Ao completar este voo, a britânica-americana Vanessa O'Brien se tornou a primeira mulher a atingir um recorde do Guinness por condições extremas em terra (ela escalou o Monte Everest), na água (ela desceu ao ponto mais profundo do oceano, a Depressão Challenger) e no ar, cruzando a fronteira com o espaço.

A equipe foi completada pelo cofundador de um famoso canal do YouTube, Coby Cotton, o empresário Steve Young e Clint Kelly III, que trabalhou para uma agência do Pentágono onde dirigiu um projeto para desenvolver carros autônomos.

O principal concorrente da Blue Origin neste tipo de voo suborbital é a Virgin Galactic. Mas, com o objetivo de fazer algumas modificações, sua nave está em solo desde julho de 2021, depois que o fundador da empresa, Richard Branson, viajou ao espaço.

Quais foram os outros voos da Blue Origin?

A missão com o brasileiro marca a 21ª viagem espacial da Blue Origin , mas apenas a quinta a ter passageiros. Em julho de 2021, Jeff Bezos participou da primeira missão tripulada com outras três pessoas.

Jeff Bezos no espaço: Veja os melhores momentos do voo e entenda o caso

Em outubro do mesmo ano, foi a vez do ator William Shatner, que interpretou Capitão Kirk da série "Jornada nas estrelas" ("Star trek") finalmente conhecer o espaço. Ele também viajou com mais três passageiros.

Veja os melhores momentos da viagem de William Shatner, o 'Capitão Kirk', ao espaço

Em dezembro de 2021, a Blue Origin fez um terceiro voo tripulado, desta vez com seis pessoas. Entre elas, estava Laura Shepard, filha de Alan Shepard, que 60 anos antes se tornou o primeiro americano a ir ao espaço.

A quarta missão tripulada aconteceu em março de 2022, quando outras seis pessoas foram ao espaço.

O brasileiro Victor Hespanha participou da quinta viagem espacial da Blue Origin com passageiros. Ele foi sorteado após comprar um NFT (token não fungível) e participou com outras cinco pessoas do voo realizado em julho de 2022.

Brasileiro vai ao espaço em nave de Bezos depois de ganhar sorteio

Entenda a diferença entre voo orbital e voo suborbital

G1

Turismo espacial: diferenças entre as naves da SpaceX, Blue Origin e Virgin Galactic

Arte g1